Do Kwon está lavando fundos usando a Binance, diz reportagem
O fundador da Terra (LUNA), Do Kwon, está sob a mira das autoridades desde o crash da LUNA no início de 2022. As autoridades estão na busca pelo executivo e já bloquearam seu passaporte e notificaram a Interpol.
Agora, novas investigações afirmam que Do Kwon sacou Bitcoin do tesouro da LUNA Foundation Guard e está lavando as criptomoedas usando a Binance.
- Leia também: Hacker rouba mais de R$ 10 milhões do TempleDAO
Lavando dinheiro
Após o colapso da rede Terra, o preço do LUNA (que agora é LUNC) caiu abaixo de zero e os investidores ficaram com bilhões de dólares em perdas. Em uma tentativa de compensar aqueles que perderam fundos, a empresa por trás do projeto “bifurcou” a rede, criando uma “nova” LUNA. Na época, a equipe Terra disse que não manteria nenhum dos tokens para si. No entanto, uma investigação alega que não foi isso que ocorreu e a LUNA tem sido usada para lavar dinheiro da LUNA Foundation Guard.
O denunciante é FatManTerra, que também denunciou a fraude de Do Kwon antes mesmo do colapso do ecossistema. De acordo com ele, Do Kwon está movimentando fundos através da LUNA.
Para provar sua denúncia, ele analisou os endereços de Do Kwon e disse que 523.390 tokens LUNA saíram da carteira e foram para a Binance. Além disso, FatManTerra acusa a própria LUNA Foundation Guard de enviar milhares de LUNA à Binance para venda.
Se esta informação estiver correta, então as autoridades podem estar seguindo a trilha de dinheiro errada o tempo todo. Isso porque as autoridades sul-coreanas congelaram US$ 40 milhões em BTC em duas exchanges de criptomoedas diferentes da Binance. Estes BTC supostamente pertencem a Do Kwon, que já declarou diversas vezes que não é o detentor destes Bitcoins.
Do Kwon não se pronunciou sobre as novas denúncias. Contudo, após a publicação de FatManTerra, vários analistas on-chain confirmaram as transferências. A Binance também não se pronunciou sobre as denúncias até então.