Dogecoin ganha ETP regulamentado: novo passo rumo à adoção institucional
A gestora de ativos 21Shares está se preparando para lançar o primeiro ETP de Dogecoin (DOGE) por meio de uma parceria inovadora com a House of Doge. Este produto chegará na Europa, conforme anunciado pela gestora nesta quarta-feira (09).
De acordo com o anúncio da 21Shares, o ETP de DOGE, apoiado pela Fundação Dogecoin, será listado na SIX Swiss Exchange. O símbolo do novo fundo será o mesmo da memecoin: DOGE.
Duncan Moir, presidente da 21Shares, afirmou que o ETP de Dogecoin oferece aos investidores a maneira mais direta e acessível de obter exposição ao preço da DOGE.
“A Dogecoin se tornou mais do que uma criptomoeda. Ela representa um movimento cultural e financeiro que continua a impulsionar a adoção em massa. E a DOGE oferece aos investidores uma via regulamentada para participar deste projeto empolgante”, afirmou Moir.
Os ETPs são produtos diversos negociados em bolsa que representam um ativo. Nesse sentido, o ETF é um tipo de ETP, mas também existem outros, como os ETNs, ETCs e os ETPs exclusivos de criptomoedas.
Nos Estados Unidos, o ETF de Dogecoin ainda está sob análise da Comissão de Valores Mobiliários, a SEC. Além disso, ETFs de XRP, Solana e outros tokens também estão sob análise do regulador.

O que é um ETP de Dogecoin?
Um ETP é um instrumento financeiro que acompanha o desempenho de ativos subjacentes, como títulos, índices ou outros produtos. É uma categoria ampla de produtos de investimento, mas costuma se referir a produtos de criptomoedas lançados na Europa.
Nesse sentido, um ETP de Dogecoin é um veículo financeiro com lastro físico que espelha o preço do DOGE. Ou seja, ele permite que os investidores possam se expor à DOGE sem precisar comprar a memecoin e guardá-la em carteira.
Conforme observado por Jens Wiechers, Membro do Conselho Consultivo da House of Doge e Codiretor Executivo da Fundação Dogecoin, a parceria com a 21Shares está pronta para remodelar o ecossistema da DOGE.
“A adoção global é fundamental e estamos entusiasmados em dar o próximo passo – garantir que a Dogecoin continue divertida, mas conquiste a credibilidade e o apoio necessários para prosperar em escala”, explicou Wiechers.
De acordo com o executivo, o apoio institucional e as parcerias corporativas são essenciais para revelar o potencial da DOGE. Esta iniciativa com a 21Shares oferece um caminho regulamentado para que as instituições participem e ampliem a visão de “Dogecoin é dinheiro”, sem deixar de honrar o espírito da comunidade.
Curiosamente, este desenvolvimento ocorre na esteira da expansão da presença da 21Shares na Europa com o lançamento do Bitcoin Core ETP (CBTC), do Solana Staking ETP (ASOL) e do XRP ETP (AXRP) na Nasdaq de Estocolmo, maior bolsa da Suécia.
O post Dogecoin ganha ETP regulamentado: novo passo rumo à adoção institucional apareceu primeiro em CriptoFacil.