Donald Trump pretende lançar uma nova coleção de NFTs
O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à presidência, Donald Trump, anunciou na segunda-feira sua intenção de lançar uma quarta coleção de tokens não fungíveis (NFTs). O anúncio ocorre apesar dos resultados variados de suas coleções anteriores baseadas na blockchain Polygon.
Durante uma entrevista à Bloomberg, Trump afirmou que sua coleção inicial de NFTs foi um sucesso. “Tivemos um ano para vender, e vendeu em um dia”, disse Trump. “Vendemos tudo: 45.000 cartões. Fiz isso três vezes e vou fazer outra porque as pessoas querem que eu faça outra.”
Embora uma tentativa de assassinato contra Trump durante um comício na Pensilvânia no sábado tenha revitalizado o interesse, o desempenho das NFTs do ex-presidente tem sido marcado por um entusiasmo inicial seguido de declínios acentuados no valor.
Em 15 de dezembro de 2022, Trump lançou sua primeira coleção de NFTs. Ao todo, foram 45.000 cartões digitais cada um ao preço de US$ 99. O lançamento viu um aumento significativo de interesse, com a coleção esgotando rapidamente. No dia seguinte ao lançamento, os preços no mercado secundário subiram vertiginosamente.
Contudo, posteriormente, ficou claro que o mercado para as NFTs de Trump não era tão robusto quanto ele pensava. Isso porque a oferta dos NFTs mais do que dobrou e os preços despencaram. As vendas desaceleraram e os preços caíram logo após o lançamento da segunda coleção, indicando que muitos compradores estavam mais motivados pela novidade do que pelo potencial de investimento sério.
Coleções de NFTs de Trump
Trump lançou uma terceira coleção, chamada “Trump Digital Trading Cards: MugShot Edition”, em dezembro do ano passado, com 100.000 NFTs. Lançada após os problemas legais de Trump na Geórgia, a coleção exibiu orgulhosamente sua foto de prisão tirada quatro meses antes na Cadeia do Condado de Fulton.
Apesar do burburinho e de um pico inicial no volume de negociações e no preço mínimo, a coleção não conseguiu atingir o sucesso esperado e ficou aquém de esgotar.
De toda forma, recentemente, Trump tem se mostrado mais receptivo às criptomoedas. Ele diz estar “bem” com a classe de ativos durante um evento em Mar-a-Lago para os detentores de sua coleção de NFTs em maio. No mês passado, Trump também expressou seu apoio aos mineradores de Bitcoin.
“O que realmente notei foi que tudo foi pago em — eu diria que quase tudo foi pago em cripto, nesta nova moeda”, disse Trump sobre suas NFTs durante a entrevista. “Isso abriu meus olhos.”