Donald Trump quer seu próprio ETF de Bitcoin
O Trump Media and Technology Group, grupo pertencente ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump, anunciou que solicitou marcas registradas para um ETF de Bitcoin. De acordo com o registro, o novo fundo se chamará “Bitcoin Plus ETF” e tem previsão de lançamento para este ano.
No final de janeiro, o Trump Media criou uma fintech, a Truth.fi, para cuidar dos investimentos em criptomoedas feitos pelo caixa do grupo. E a solicitação de registro do ETF faz parte dessa incursão de Trump nas criptomoedas por meio de sua gigante de mídia.

Bitcoin Plus ETF
Em um comunicado à imprensa, a Trump Media anunciou que solicitou uma marca registrada para o Truth.Fi, intitulada Bitcoin Plus ETF. Mas a empresa também pediu registros de marcas como “Made in America” e “US Energy Independence”, por exemplo.
No total, a empresa fez seis pedidos para nomes de marcas conectadas a ETFs personalizados e contas gerenciadas separadamente, a partir deste ano. Esse pode ser um primeiro passo para a Trump Media lançar ETFs ligados a criptomoedas e ao setor de energia, entre outros.
A empresa também registrou uma marca registrada para o “Truth.Fi Bitcoin Plus SMA“. As outras marcas registradas incluem “Made in America SMA” e “U.S. Energy Independence SMA”. Ou seja, Trump também quer abrir contas específicas voltadas para este setor.
Este desenvolvimento ocorre poucos dias após o projeto World Liberty Financial, também apoiado por Trump, revelar planos de realizar troca de tokens entre blockchains diferentes. A ação mostra que o atual presidente está de fato comprometido a levar seu apoio as criptomoedas para os seus negócios pessoais.
Todos os veículos de investimento serão componentes da nova marca Truth.Fi, que abrange serviços financeiros e tecnologia financeira. A empresa afirmou ainda que o lançamento da Truth.Fi faz parte da estratégia de serviços financeiros e fintech da TMTG, que inclui o investimento de até US$ 250 milhões em criptomoedas.
Especialista fala sobre mudança
O analista da Bloomberg Eric Balchunas comentou sobre esta mudança da Trump Media, prevendo que a empresa provavelmente entrará com pedido para registrar esses ETFs em breve. Balchunas afirmou que Trump pode entrar para a história como o primeiro presidente dos EUA a emitir seu próprio ETF de Bitcoin.
Em uma publicação no X, Balchunas destacou que a Trump Media não faz parte da Casa Branca, mas observou que Trump é o sócio majoritário da empresa. Só que o analista também destacou que o ETF deve atingir um tamanho ínfimo comparado com o IBIT da BlackRock ou o FBTC da Fidelity, mesmo tendo o “apoio” do atual presidente.
Enquanto isso, aludindo ao registro de marca registrada da Trump Media, o presidente da ETF Store, Nate Geraci, disse que não há lugar mais interessante na gestão de ativos agora do que a intersecção entre ETFs e criptomoedas.
O post Donald Trump quer seu próprio ETF de Bitcoin apareceu primeiro em CriptoFacil.