El Salvador extrai 474 Bitcoins usando energia de vulcões

Share

El Salvador bitcoin

Desde 2021, El Salvador vem se destacando na mineração de Bitcoin com energia renovável, usando energia geotérmica vulcânica para extrair a criptomoeda.

Até o momento, o país extraiu um total de 474 Bitcoins, avaliados em US$ 29 milhões, utilizando 300 processadores de mineração alimentados pela energia do vulcão Tecapa. A usina estatal alocou 1,5 megawatts (MW) dos 102 MW produzidos para essa atividade.

Essa iniciativa faz parte dos esforços do país para se tornar um pioneiro na mineração de criptomoedas com energia renovável. Desde que El Salvador adotou o Bitcoin como moeda de curso legal em setembro de 2021, o governo tem implementado políticas voltadas para a integração da criptomoeda na economia nacional. Além disso, o governo de Nayib Bukele compra Bitcoin de forma regular para suas reservas.

El Salvador e o Bitcoin

Atualmente, El Salvador detém um total de 5.750 BTC, avaliados em cerca de US$ 354 milhões. Apesar dos avanços, o país enfrentou críticas de organizações globais, como o Banco Mundial, por sua adoção do Bitcoin.

No entanto, o presidente Nayib Bukele continua a demonstrar apoio ao Bitcoin, mesmo diante das críticas. Em 2024, ele foi reeleito com ampla aceitação popular em El Salvador. A mineração de Bitcoins, especialmente o uso de combustíveis fósseis, continua sendo um tema controverso na indústria de criptomoedas.

Organizações ambientais, como o Greenpeace, juntamente com figuras proeminentes como Elon Musk, têm defendido a transição do Bitcoin de prova de trabalho para prova de participação, citando preocupações ambientais. Musk, CEO da Tesla, expressou interesse em aceitar Bitcoin como forma de pagamento, desde que a mineração da criptomoeda seja alimentada por fontes de energia renovável.

Recentemente, conforme noticiou o CriptoFácil, El Salvador lançou um espaço dedicado no site mempool.space a fim de mostrar os dados em tempo real sobre os investimentos em BTC feitos pelo governo de Nayib Bukele. Agora, qualquer pessoa pode visualizar os investimentos que o Governo de El Salvador fez no Bitcoin e os acervos de BTC que compõem o Tesouro do país.

.

  • 15 de Maio, 2024