Eleições de 2024 são a chave para regulamentação das criptomoedas, diz CEO da Ripple
O CEO da Ripple Labs, Brad Garlinghouse, afirmou em uma entrevista ao programa “Bloomberg The Close” da Bloomberg Television que as eleições presidenciais dos EUA de 2024 serão cruciais para a regulamentação das criptomoedas no país.
Conforme destacou Garlinghouse, a regulamentação não deve ser politizada. Isso porque se trata de um avanço tecnológico com o potencial de revolucionar as transações financeiras. Além disso, ele enfatizou que a atual falta de regulamentação clara nos Estados Unidos é prejudicial para a indústria de criptomoedas.
O executivo criticou a postura do presidente da SEC, Gary Gensler, que afirmou que quase todos os criptoativos são valores mobiliários. Essa declaração tem sido contestada em tribunais. Contudo, a SEC mantém sua posição rígida, intensificando a disputa entre reguladores e a indústria de criptomoedas. De acordo com Garlinghouse, essa abordagem prejudicou não apenas a Ripple, mas todo o setor de criptomoedas.
Durante uma mesa redonda sobre criptomoedas em Washington DC, que contou com a presença de figuras proeminentes como a senadora Gillibrand e Anita Dunn, Garlinghouse mencionou que há uma mudança no Partido Democrata. O partido está ciente de que está atrás dos republicanos em termos de apoio ao desenvolvimento das criptomoedas.
Regulação das criptomoedas
O executivo destacou a importância de decisões judiciais favoráveis à Ripple, como a que determinou que o XRP não é um valor mobiliário. Ele reforçou a necessidade de diretrizes claras para regulamentar a indústria, afirmando que a Ripple continua a pressionar por leis que incentivem a inovação, em vez de restringi-la.
O CEO da Ripple elogiou ainda as regulamentações de criptomoedas de países como Reino Unido, Japão, Singapura e União Europeia, que estabeleceram definições claras e atraíram empreendedores e capitais.
Em contraste, ele afirmou que os EUA não estão seguindo o caminho certo. Isso leva empresas a se mudarem para jurisdições com legislações mais favoráveis às tecnologias de criptomoedas.
No entanto, Garlinghouse reconheceu algumas conquistas na legislação dos EUA, como a aprovação do FIT21 Act pela Câmara dos Representantes e sua consideração pelo Senado. Ele destacou que legisladores como JD Vance apoiam a introdução de leis favoráveis às criptomoedas, sinalizando um possível progresso.
Garlinghouse criticou, por fim, a postura da Casa Branca e de outras agências, como o Federal Reserve e o Tesouro, que, segundo ele, dificultam o crescimento das criptomoedas ao aumentarem as restrições ambientais e regulatórias. Ele acredita que essa resistência do governo impede a indústria de explorar seu potencial pleno.
- Leia também: OKX anuncia Malta como hub para USDC/EUR e encerra atividades na Nigéria para cumprir regulação