Empresa de análise volta atrás e afirma: Bitcoin continua em alta
Em um episódio curioso, Ki Young Ju, CEO da CryptoQuant, corrigiu um gráfico elaborado pela empresa com um erro de cálculo que indicava que o preço do Bitcoin iria cair.
O problema foi apontado por um seguidor e autor da CryptoQuant, que declarou que havia incompatibilidade entre os dados. Com a correção, Ju disse que, na verdade, o mercado de Bitcoin continuava em uma tendência de alta (bull market).
No dia 22, Ki Young Ju afirmou que o preço do Bitcoin poderia cair ou se manter estagnado por alguns meses. Junto à mensagem, compartilhou um gráfico com marca d’água da CryptoQuant, que analisou dados de 2012 até os dias atuais para chegar a conclusão de queda do preço do Bitcoin.
Apesar dos dados dos gráficos indicarem que o preço do BTC poderia corrigir, Ju afirmou que não saberia dizer se era o fim do ciclo. Porém, fez questão de alertar os investidores que utilizam o Bitcoin para estratégia de alavancagem.
Bitcoin segue em tendência de alta
No entanto, um seguidor notou uma discrepância no índice e compartilhou sua análise. MAC.D, que diz ser autor da mesma CryptoQuant, questionou por que o gráfico de P&L mostrava um declínio, enquanto as métricas individuais (MVRV, NUPL e SOPR) não indicavam quedas significativas. Por fim, ele levantou a hipótese de que o declínio poderia ter relação com a realização de lucros por parte de detentores de longo ou curto prazo.
O P&L é um indicador importante usado para avaliar a saúde do mercado de Bitcoin. Ele se baseia em três métricas principais: a MVRV Ratio (relação entre o valor de mercado e o valor realizado do Bitcoin); a NUPL (Lucro Líquido Não Realizado, que mostra quanto do mercado está em lucro ou prejuízo); e o LTH/STH SOPR (relação entre o indicador SOPR de detentores de longo prazo e de curto prazo, que mede a realização de lucros ou perdas).
Diante disso, Ki Young Ju respondeu a mensagem de MAC.D, indicando que a equipe da CryptoQuant estava investigando o problema apresentado. No dia seguinte, 24, Ju compartilhou um novo tweet, confirmando a análise de MAC.D e declarando que houve um erro. Afirmou que o Bitcoin continua em alta, e pediu desculpas pela confusão, deletando os tweets com os erros.
Erro de cálculo
O engenheiro de dados da empresa, Jerry Yun, afirmou que o erro estava relacionado ao método de cálculo do índice, que utiliza PCA (Análise de Componentes Principais), em mensagem compartilhada pelo CEO da empresa.
Destacou que, o PCA é uma técnica estatística usada para simplificar dados complexos, mas ele pode, em alguns casos, inverter o sinal dos resultados (por exemplo, transformar um número positivo em negativo) sem afetar a análise geral.
Portanto, no caso do gráfico compartilhado por Ju, o sinal foi invertido acidentalmente durante o processo de retreinamento do PCA. Por isso, o índice resultou uma queda que não correspondia à realidade do mercado.
Assim, após identificar o erro, a equipe da CryptoQuant implementou uma correção no código, adicionando uma etapa que verifica e ajusta o sinal sempre que necessário. Com a atualização, o P&L Index voltou a refletir com precisão a situação do mercado.
“Esta é a versão correta do índice PnL. Ainda estamos em um mercado em alta. Obrigado por relatar, MAC.D”
Ki Young Ju voltou ao X para informar o erro e retificar sua análise previa, dizendo que o Bitcoin estava em alta, agradecendo ao seu autor MAC.D, por ajudar a identificar o problema.
O post Empresa de análise volta atrás e afirma: Bitcoin continua em alta apareceu primeiro em CriptoFacil.