Entenda impacto da Reserva Estratégica de Bitcoin proposta por Trump

Share

trump-bitcoin

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando emitir uma ordem executiva para criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR, na sigla em inglês). A informação veio de Dennis Porter, fundador do Satoshi Act Fund, via X/Twitter.

Conforme a declaração de Porter, publicada ainda em 15 de dezembro, o plano envolve o uso do Fundo de Estabilização de Câmbio (Exchange Stabilization Fund – ESF) do Tesouro dos EUA, que possui mais de US$ 200 bilhões em ativos.

Fonte: Dennis Porter/X

Esse fundo, tradicionalmente reservado para estabilizar mercados financeiros em momentos de crise, desempenhou papéis importantes durante eventos como a crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19.

Porter afirmou que Trump usará o ESF para adquirir Bitcoin, buscando estabilizar o dólar e fortalecer a posição estratégica dos EUA na economia global. Além disso, ele destacou a urgência de agir antes que outras nações assumam a liderança na acumulação do ativo digital.

Caso Trump não avance com a ordem executiva, Porter indicou que seu grupo pretende pressionar por legislações estaduais para impulsionar a criação de reservas estratégicas de Bitcoin no nível local.

“Se ele não fizer, estaremos prontos para aplicar pressão nos estados, criando uma onda de ‘Reservas Estratégicas de Bitcoin’,” declarou Porter.

Por outro lado, caso a ordem executiva avance, seria uma mudança significativa na política econômica dos EUA, posicionando o Bitcoin como um ativo nacional essencial.

Embora a ideia de uma reserva federal atraia atenção, Porter enfatizou a importância de aprovar legislação estadual. Afinal, ordens executivas podem ser revertidas quando um novo presidente assume.

“É por isso que precisaremos de legisladores para acompanhar a legislação”, disse.

Bitcoin como ativo estratégico, iniciativas e impacto

O interesse por reservas estratégicas de Bitcoin tem crescido nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Parlamentares como a senadora Cynthia Lummis, de Wyoming, por exemplo, já propuseram legislações que incluem a aquisição de Bitcoin para reservas nacionais. O Bitcoin Act, projeto defendido por Lummis, sugere que o governo americano acumule 200 mil BTC anualmente ao longo de cinco anos.

Além do nível federal, estados como Pensilvânia e Texas lideram iniciativas locais para implementar reservas de Bitcoin. Enquanto isso, outras dez jurisdições nos EUA já trabalham em projetos semelhantes.

Fora dos Estados Unidos, o Brasil apresentou recentemente um projeto de lei que propõe destinar 5% de suas reservas internacionais ao Bitcoin. Na Polônia, o candidato presidencial Slawomir Mentzen prometeu criar uma reserva estratégica de Bitcoin caso eleito.

Especialistas do mercado indicam que essas iniciativas refletem o reconhecimento crescente do papel do Bitcoin na formação dos sistemas financeiros futuros. No entanto, há preocupações sobre o impacto dessa estratégia na centralização do suprimento de Bitcoin em grandes reservas corporativas ou governamentais.

Enquanto isso, o BTC segue renovando máximas históricas. No momento da redação desta matéria, o BTC está custando US$ 103.734, de acordo com dados do CoinGecko, com uma alta diária de 0,6%.

Gráfico do Bitcoin - Fonte: CoinGecko
Gráfico do Bitcoin – Fonte: CoinGecko

O post Entenda impacto da Reserva Estratégica de Bitcoin proposta por Trump apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 16 de Dezembro, 2024