Epic Games muda política e adiciona jogos em blockchain
A Epic Games tomou uma decisão significativa nesta semana ao anunciar que vai listar jogos em sua loja online classificados como “Apenas para Adultos”. Ambos os jogos são baseados em blockchain e NFTs
“‘Gods Unchained’ e ‘Striker Manager 3’ retornaram à loja após uma mudança em nossa política de conteúdo em relação às classificações para jogos baseados em blockchain”, afirmou a Epic Games em um post.
Segundo as diretrizes da empresa, “produtos com classificação ‘Apenas para Adultos’ não podem ser distribuídos na loja da Epic Games”. Mas, após a alteração das regras, a empresa afirmou que fará exceções “para produtos em casos nos quais a classificação [Apenas para Adultos] tenha sido aplicada unicamente devido ao uso de tecnologia blockchain ou NFT.”
Essa mudança ocorreu depois que a Epic Games removeu, em um momento anterior, os jogos em blockchain “Gods Unchained” e “Striker Manager 3” de sua loja online por terem recebido a referida classificação.
- Leia também: EUA finalizam confisco de Bitcoins do Silk Road
Epic Games e jogos em blockchain
A Entertainment Software Rating Board, ou ESRB, é responsável por atribuir classificações aos videogames. A classificação “Apenas para Adultos” considera um jogo adequado apenas para usuários maiores de 18 anos. Enquanto isso, a classificação “Mature” (Maduro), é destinada a jogos adequados para jogadores maiores de 17 anos.
Para contextualizar, títulos como “Grand Theft Auto V,” que inclui nudez e conteúdo sexual explícito, e “Baldur’s Gate 3”, que contém alguma nudez, são classificados como “Mature” pela ESRB.
“Houve bastante tensão e resistência em torno dos jogos web3 vindos da indústria de jogos mais tradicional”, afirmou Justin Edwards, chefe de jogos da Telos. “Essa iniciativa da Epic é um passo na direção certa rumo à aceitação e adoção mainstream, além de aumentar a legitimidade dos jogos web3.”
Os jogos em blockchain, ainda um setor em sua infância em comparação aos jogos tradicionais, têm celebrado rapidamente quando títulos são liberados para serem listados em plataformas de distribuição como a Epic Game Store, Amazon Prime e a Apple App Store.
O setor ainda não produziu um grande sucesso comercial e ainda sofre com a reputação que o título “Axie Infinity” ajudou a construir para os jogos em blockchain.
Justin Hulog, diretor de estúdio da Immutable Games, responsável pelo “Gods Unchained,” pareceu receber a notícia com otimismo em relação ao futuro das classificações.
“Estamos satisfeitos com a decisão da Epic Game Store de permitir que ‘Gods Unchained’ retorne à plataforma. Esperamos continuar conversando com órgãos de classificação e plataformas de distribuição, para expandir nosso game”, disse.