Equipe de empresa que emite stablecoins é presa
A equipe por trás da Trust Reserve, empresa que faz a emissão emite duas stablecoins, foi detida em Hong Kong na segunda-feira (29). De acordo com informações, a Trust Reserve emite stablecoins com lastro no yuan chinês (CNY) e no dólar de Hong Kong.
Conforme relatou o portal local PANews, a equipe da empresa perdeu contato com outras pessoas no mesmo dia da prisão. As autoridades chegaram a avisar familiares, mas todo o processo ocorreu às pressas.
De fato, a PANews visitou o escritório do projeto em Xangai e encontrou um aviso que dizia “apreensão judicial”. Além disso, não está claro sob quais acusações a polícia prendeu a equipe da Trust.
- Leia também: Deputado revela projeto para banir CBDC dos EUA
Empresa de stablecoins
O emissor de stablecoins levantou US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento Série A+ liderada pela KuCoin Ventures, com a participação da Circle e da IDG Capital. A empresa anunciou na época que tinha cerca de 60 funcionários e planejava contratar mais.
Portanto, não há indícios de que a Trust Reserve cometeu algum golpe de rug pull. Mas ao que tudo indica, pode haver uma perseguição a empresas de criptomoedas na China.
O motivo para isso é que existem rumores de que as autoridades chinesas também prenderam a equipe principal do Multichain. O protocolo ainda tem tempo de inatividade parcial e não há atualizações da equipe principal na China há mais de uma semana.
Embora o motivo da prisão da equipe do Trust Reserve não seja claro, as autoridades podem estar reprimindo os pagamentos digitais que não usam sua moeda digital do banco central (CBDC). Como a Trust emite uma versão digital do yuan, isso pode ter chamado a atenção das autoridades.
Mais de 260 milhões de carteiras
Um fator de atenção diz respeito ao crescimento da stablecoins de yuan da Trust, a e-CNY. De acordo com dados da empresa, a moeda está disponível em 25 cidades e possui 260 milhões de carteiras. Considerando uma carteira para cada usuário, isso daria 23% da população chinesa.
Logo, a Trust representaria, na visão do Partido Comunista Chinês, um forte obstáculo ao uso do yuan digital. Mas não há uma explicação final sobre os motivos que levaram a prisão da equipe.
Para promover o uso de seu CBDC, a China também tem uma proibição estrita de negociação e mineração de criptomoedas. O país asiático também busca reduzir sua dependência do dólar americano e substituí-lo por seu CBDC para transações internacionais.