Escalabilidade do Ethereum superou 1.000% desde atualização Dencun
Os custos do gás das blockchains de layer 2 (L2) do Ethereum despencaram em resposta à atualização do Dencun. Dados do IntoTheBlock mostram que a atualização do Dencun reduziu o custo de transação das blockchain de L2 e promoveu um aumento na atividade na cadeia nesses protocolos.
O aumento no número de transações, apesar da crescente concorrência da Solana e das blockchains alternativas, marca um desenvolvimento significativo no ecossistema de L2. A atualização do Dencun resultou em uma redução significativa no custo de transação em cadeias da Camada 2, como Arbitrum (ARB), Optimism (OP) e Base (BASE).
Comprovando estes dados, uma relatório do banco Inter apontou que os “Blobs” revolucionaram as L2, impulsionando a escalabilidade da rede em mais de 11 vezes.
- Leia também: Melhores pré-vendas para comprar em abril de 2024
Escalabilidade do Ethereum
O relatório destaca um aumento expressivo no número de transações por segundo (TPS) na Base, que saltou para uma média de 300 a 400 TPS desde a implementação do Dencun. Em média, as redes L2 têm registrado uma média de 156,12 TPS desde 13 de março, representando mais de 11 vezes a média de 14,35 TPS do Ethereum no mesmo período.
A Base foi a única L2 do Ethereum a experimentar um crescimento na atividade de negociação após o Dencun, com sua participação no volume semanal de negociação aumentando de 1,47% para 6,45%.
Embora o impacto econômico completo da atualização Dencun para o Ethereum ainda não esteja totalmente claro, como observado pelos analistas do Inter, já se vislumbram atualizações futuras planejadas com o intuito de aprimorar ainda mais a eficiência e a segurança da rede.
Dencun foi a maior atualização, tecnicamente um hard fork na terminologia blockchain, para o Ethereum desde a atualização Shapella no ano passado, que permitiu as retiradas de ETH alocados em staking [stETH].
Esse marco foi o segundo passo para a transição do Ethereum para uma blockchain de proof-of-stake (PoS), abandonando o modelo baseado em Proof-of-work (PoW) com maior consumo de energia que era antes do The Merge.