ETF de Bitcoin da Bitwise é 1º a receber reconhecimento da SEC; pedido da BlackRock também é registrado

Share

bitwise-btc

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) reconheceu o pedido da Bitwise para criar um ETF spot de Bitcoin. O reconhecimento ocorreu na quarta-feira (12), conforme mostra no site da SEC. Em seguida, a SEC reconheceu o pedido da gestora BlackRock.

Esse reconhecimento é a primeira parte da caminhada, mas indica que a SEC recebeu e registrou oficialmente o pedido de ETF criado pelas gestoras. A partir desta data, a SEC terá um prazo de 45 dias, prorrogáveis por mais 45, para dar o seu aval sobre os pedidos de ETF.

O que parece ser uma etapa protocolar marca um importante passo no caso dos ETFs de BTC. Isso porque a aceitação por parte da SEC significa que o pedido está de acordo com os padrões exigidos pela agência. Na semana passada, a SEC alertou que as gestoras que enviaram seus pedidos precisavam fazer correções, o que as gestoras prontamente fizeram.

Significado do Reconhecimento da SEC

Nos últimos anos, várias propostas para um ETF de BTC foram submetidas ao regulador de mercado, mas a SEC rejeitou todas até o momento. Na maioria dos casos, a justificativa do regulador foi basicamente a mesma: preocupações sobre manipulação de mercado e custódia dos ativos subjacentes.

Contudo, o reconhecimento atual implica que o regulador considera o pedido da Bitwise suficientemente completo e digno de consideração posterior. Ou seja, a SEC acatou as correções que a gestora fez, e provavelmente deve seguir o mesmo caminho com a BlackRock e os demais pedidos.

No entanto, é importante observar que a SEC ainda não aprovou o ETF. O regulador iniciará agora um processo formal de revisão, que inclui um exame minucioso da proposta no prazo já citado. Somente depois desse prazo é que a SEC definirá se aprova ou não o ETF.

Um ETF de Bitcoin garantiria aos investidores um veículo de exposição à criptomoeda com mais segurança e praticidade. Atualmente, quem deseja investir em Bitcoin deve navegar no complexo mundo das exchanges, mas os investidores institucionais não possuem a liberdade para comprar BTC dessa forma.

No caso deles, a solução é optar por veículos de investimento alternativos, como o fundo da Grayscale (GBTC) ou contratos futuros. Mas o GBTC tem um desconto muito grande em relação ao BTC real, e a exposição via futuros não é uma forma direta de investir na criptomoeda.

Bitwise renova compromisso com ETF

A Bitwise chegou a apresentar pedidos para criar um ETF de BTC até 2022, mas a SEC rejeitou todas as tentativas da gestora. Em junho, ela reapresentou seu pedido, na esteira que outras gestoras pegaram após a BlackRock solicitar a abertura de um ETF de BTC.

No momento de seu registro inicial, o diretor de investimentos da Bitwise, Matthew Hougan, destacou que a rejeição da SEC de pedidos anteriores de ETF Bitcoin foi acompanhada por memorandos detalhados descrevendo as preocupações do regulador sobre o ecossistema. E que a Bitwise entende as preocupações e atendeu às demandas da SEC no novo pedido.

Essas preocupações giram principalmente em torno de questões como manipulação de mercado, custódia de ativos subjacentes, proteção do investidor e integridade geral do mercado. No seu pedido, a gestora nomeou a Coinbase como parceira responsável pela custódia dos BTC do fundo.

 
 
 
 
 

.

  • 14 de Julho, 2023