ETF de Bitcoin pode gerar disputa entre Binance e Coinbase
A jornada da Binance nesta semana envolveu a renúncia de seu CEO e o pagamento de uma multa superior a R$ 20 bilhões por parte da exchange. Mas, pelo lado positivo, a exchange pode receber autorização para retomar suas atividades após o fim do processo.
No entanto, a Binance poderá ter que enfrentar uma disputa dura com a Coinbase, sobretudo a partir de 2024. Isso porque, de acordo com os dados mais recentes, o mercado de Bitcoin (BTC) está fluindo da Binance para a Coinbase. E essa migração pode aumentar com a aprovação do ETF spot de BTC nos EUA.
A Coinbase é a maior exchange dos EUA e opera de forma regulada, enquanto a Binance é a maior do mundo mas ainda não possui cobertura legal. Por isso, os grandes investidores tendem a preferir a segurança da plataforma de Brian Armstrong, retirando seus BTC da empresa de Changpeng Zhao (CZ).
Sai da Binance, vai para a Coinbase
Conforme dados on-chain compilados pela CryptoQuant, essa disputa começou ainda na quarta-feira (22). Desde aquele dia, as reservas da Coinbase aumentaram cerca de 12.000 BTC, enquanto as da Binance diminuíram em 5.000 BTC. O fluxo de entrada para a Coinbase foi um dos maiores dos últimos dias.
“A diminuição nas reservas de Bitcoin na Binance parece ser devido às saídas dos investidores de varejo”, escreveu Bradley Park, analista da Web 3 da CryptoQuant. Ou seja, os pequenos investidores começaram a mudar suas criptomoedas de exchange depois da renúncia de CZ.
Mas o principal temor foi a respeito da multa aplicada contra a Binance, que muitos consideraram bastante alta. No entanto, especialistas afirmam que os os efeitos negativos ainda continuarão no curto prazo.
“O mercado ainda está nervoso com as recentes implicações legais contra a Binance. No curto prazo, veremos mais usuários movimentando fundos para exchanges compatíveis ou licenciadas para maior tranquilidade”, disse Greta Yuan, chefe de pesquisa da plataforma de ativos digitais VDX.
- Leia também: Mercado retoma tendência de alta e Bitcoin sobe
Disputa entres plataformas
Além de estar regulamentada, a Coinbase é a principal plataforma de custódia para as gestoras que submeteram seus pedidos de ETF spot de BTC. Dos 12 pedidos, oito definiram a Coinbase como agente custodiante, o que também faz o fluxo de Bitcoin aumentar para a exchange.
“A Coinbase resistiu ao teste do tempo”, disse Yuan.
Alguns analistas dizem que o recente acordo da Binance com o DOJ foi o último obstáculo para obter aprovação para um ETF de Bitcoin à vista, e isso também está afetando os fluxos de fundos. Com a aprovação do ETF, a Coinbase deve ver a entrada de Bitcoin aumentar, tanto por causa dos ETFs quanto pelos investidores de varejo.
De acordo com a Matrixport, as expectativas para um ETF Bitcoin à vista podem ter aumentado para 100%, já que a indústria será forçada a seguir as regras que as empresas do mercado tradicional devem seguir.
- Leia também: Comissão do Senado aprova imposto de 15% para compra de criptomoedas em exchanges ‘gringas’