ETF de Dogecoin é mais fácil de ser aprovado do que Solana ou XRP, diz Bloomberg
A aprovação de um ETF de Dogecoin pode acontecer antes de um fundo de investimento baseado em Solana (SOL) ou XRP (Ripple). De acordo com analistas da Bloomberg, a memecoin tem 75% de chance de receber o aval da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos.
Embora Solana e XRP tenham maior utilidade no mercado, Dogecoin lidera entre esses ativos quando o assunto é aprovação para um ETF. Os analistas Eric Balchunas e James Seyffart indicam que as chances de aprovação de um ETF para Solana são de 70% e para XRP apenas 65%.
Apesar disso, o ativo com maior possibilidade de aprovação é o Litecoin (LTC), com 90% de chance. Esse índice elevado se deve ao fato de que o Litecoin é um fork do Bitcoin, o que facilita a sua aceitação para um fundo regulado.
A SEC mudou sua postura em relação às criptomoedas desde a saída do ex-presidente Gary Gensler. Sob seu comando, apenas Bitcoin e Ethereum foram aprovados para ETFs, pois eram considerados as únicas criptomoedas não classificadas como valores mobiliários.
Agora, com o presidente interino Mark Uyeda e a provável nomeação de Paul Atkins como presidente permanente, o cenário se mostra mais favorável. Uyeda já criou uma força-tarefa para revisar a abordagem da SEC sobre criptomoedas e até solicitou a suspensão do processo da SEC contra a Binance.
Dogecoin boa e XRP ainda enfrenta barreiras legais

A aprovação de um ETF de XRP ainda depende da conclusão da batalha judicial da Ripple contra a SEC. Caso o processo seja resolvido de forma favorável, as chances de um fundo baseado no ativo podem aumentar.
Os analistas da Bloomberg destacam que, durante a gestão de Gensler, as chances de aprovação desses ETFs eram inferiores a 5%. No entanto, com a nova administração, as probabilidades melhoram a cada etapa do processo.
Outra novidade que pode impactar a estrutura dos ETFs de criptomoedas é a possibilidade de resgates em espécie. No início de fevereiro, a Cboe BZX Exchange alterou sua aplicação para dois fundos, permitindo que os investidores recebam pagamentos diretamente em criptomoedas, e não apenas em dólares.
Se essa mudança for aprovada, pode facilitar ainda mais a adoção dos ETFs de Dogecoin, Solana e XRP, tornando esses fundos mais atrativos para investidores que desejam exposição direta ao mercado cripto sem precisar lidar com a custódia dos ativos.
O post ETF de Dogecoin é mais fácil de ser aprovado do que Solana ou XRP, diz Bloomberg apareceu primeiro em CriptoFacil.