ETF de Solana pode ser lançado no Canadá
Na esteira das aprovações de ETFs de Bitcoin e Ethereum nos Estados Unidos, uma nova proposta surge no Canadá. A administradora de fundos de investimento canadense 3iQ anunciou nesta quinta-feira, dia 20, o pedido para o lançamento do Solana Fund (QSOL). Caso aprovado, será o primeiro produto de Solana negociado em bolsa na América do Norte.
Solana, a quinta maior criptomoeda em valor de mercado, atingiu um valor de US$ 61 bilhões. Apenas Bitcoin, Ethereum, Tether e Binance Coin possuem maior valor de mercado. A 3iQ destaca que o fundo será listado na Bolsa de Valores de Toronto como parte de uma oferta pública inicial, proporcionando exposição simplificada à criptomoeda Solana, eliminando complexidades técnicas.
Expectativas para o novo ETF de Solana
A 3iQ, que já oferece ETFs baseados em Bitcoin e Ethereum, descreve o Solana Fund como uma forma de acessar recompensas por staking de SOL. Essa iniciativa alimenta especulações sobre quais criptomoedas os reguladores dos EUA aprovarão em seguida para esses fundos. O banco britânico Standard Chartered prevê que Solana e XRP serão os próximos ativos digitais a receberem sinal verde da SEC para a criação de ETFs.
William Quigley, cofundador da Tether e da WAX, corroborou essa expectativa. Segundo ele, a tendência é que os gerentes de fundos de Wall Street migrem para novos produtos de sucesso. “Quando um produto financeiro se destaca, surgem outros semelhantes”, disse Quigley, referindo-se ao crescimento dos investimentos em ETFs de Bitcoin.
O analista da Bloomberg, James Seyffart, ressaltou que o Canadá tem uma tradição de pioneirismo em ETFs de criptomoedas. O país lançou ETFs de Bitcoin e Ethereum antes mesmo dos EUA terem ETFs de futuros desses ativos. Além disso, Seyffart observou que os fundos de Solana já têm presença global significativa, com mais de US$ 1 bilhão em ETPs (Produtos Negociados em Bolsa) de Solana em diversas partes do mundo, fornecidos por empresas como 21Shares, VanEck e WisdomTree.
Nos EUA, a atenção continua voltada para os ETFs de Ethereum, recentemente aprovados pela SEC. A Bitwise, por exemplo, lançou um anúncio de televisão promovendo o Ethereum, com previsões de que os fundos começarão a operar em 2 de julho.