ETFs de Bitcoin quebram novo recorde de volume
Os ETFs à vista de Bitcoin (BTC) experimentaram um aumento significativo no volume de negócios recentemente, atingindo um recorde de US$ 3,24 bilhões. Esse aumento no volume de negociação é indicativo de um choque de oferta no mercado. Ou seja, há menos BTC do que os ETFs podem (ou querem) comprar.
Um choque de oferta ocorre quando há uma escassez repentina de oferta em relação à demanda, levando a movimentos significativos de preços. Nesse sentido, o preço do Bitcoin subiu mais de 10% nesta terça-feira (27), a maior alta diária em 2024. Portanto, mais um indicativo desse choque.
E acima de tudo, a forte alta do Bitcoin ocorreu independentemente do S&P 500, destacando o seu crescente descolamento das ações e ativos tradicionais. Outro indício desse movimento é o aumento na saída de recursos dos ETFs de ouro, que estão migrando para o BTC.
Em 2024, o Bitcoin superou as ações e o ouro, atingindo sua maior proporção em relação ao ouro em mais de dois anos.
Investimentos institucionais e entradas recordes
Os investimentos institucionais em ETFs de Bitcoin testemunharam um aumento significativo desde seu lançamento. Em menos de dois meses, os ETFs captaram mais de 100 mil BTC, mais de dez vezes a capacidade de produção mensal dos mineradores.
A entrada de fundos institucionais no mercado de criptomoedas sinaliza uma crescente aceitação e integração de ativos digitais nos sistemas financeiros tradicionais. Cada vez mais gestoras e empresas desejam adotar o BTC como parte de uma estratégia de alocação.
O aumento no volume de negociação de ETF Bitcoin à vista é acompanhado por níveis recordes de interesse institucional. Os investidores institucionais são atraídos pelos ETFs de Bitcoin devido à sua estrutura de investimento regulamentada e conveniente, proporcionando exposição ao Bitcoin sem as complexidades de manter e custodiar ativos digitais diretamente.
- Leia também: Edward Snowden: Bitcoin é ‘avanço monetário mais significativo desde a criação da moeda’
Análise BTC
O atual choque de oferta no Bitcoin tem implicações significativas para a sua trajetória futura. À medida que a procura continua a superar a oferta, o mercado espera uma maior valorização dos preços no mercado. Muitos analistas já apostam que o BTC pode romper sua máxima histórica antes de abril, quando ocorrerá o halving.
Este choque de oferta exacerbado pelo influxo de fundos para ETFs Bitcoin pode levar a uma pressão ascendente sustentada sobre os preços, apresentando oportunidades e desafios para investidores e participantes no mercado.
A capacidade dos principais fundos de investir em ETFs Bitcoin poderia amplificar o choque de oferta em curso. Com o capital institucional fluindo para ETFs regulamentados, a demanda por Bitcoin provavelmente aumentará ainda mais, levando potencialmente a uma escassez de oferta disponível.
- Leia também: Token dispara 40% após listagem na KuCoin