ETFs de Ether devem ser totalmente aprovados até setembro, diz presidente da SEC

Share

ETFs-ethereum-ether-eth

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, anunciou que as aprovações finais para fundos negociados em bolsa de Ethereum (ETFs de Ether) devem ocorrer até o final do verão nos EUA, ou sejam por volta do mês de setembro. Ele proferiu a declaração durante uma audiência orçamentária no Senado nesta quinta-feira (13).

Gensler comunicou a um subcomitê do Comitê de Dotações do Senado que o processo de aprovação dos ETFs está “funcionando bem” após a aprovação inicial de um grupo desses fundos. A SEC já concedeu a rodada inicial de pedidos, e os registros finais conhecidos como S-1s estão sendo tratados no nível do pessoal da agência.

Assim que a SEC aprovar os registros, os novos ETFs poderão ser listados. Isso permitirá uma maior acessibilidade a fundos que detêm Ether real. Esta iniciativa segue o precedente dos ETFs de Bitcoin à vista, que também passaram por um processo rigoroso antes de serem aprovados.

ETFs de Ether chegarão em breve

Durante a audiência, questionaram Gensler sobre se o Ethereum é ou não uma commodity. Evitando uma resposta direta, ele manteve a posição incerta da SEC sobre o ativo. Em contraste, Rostin Behnam, chefe da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), afirmou categoricamente que o Ethereum é uma commodity.

Esta distinção é crucial para determinar qual órgão regulador tem a autoridade sobre diferentes token. Isso porque a SEC supervisiona os tokens considerados títulos. Enquanto isso, a CFTC regula os demais produtos.

Gensler reiterou que, embora nem todas as criptomoedas sejam títulos, aquelas que são têm a obrigação de divulgar informações ao público. Além disso, ele criticou a indústria por desrespeitar as regras de valores mobiliários.

Behnam reconheceu que a CFTC ainda não possui todas as autoridades necessárias para regular os mercados de criptomoedas adequadamente. Ele destacou ainda a falta de ferramentas regulatórias tradicionais, como registro, custódia e supervisão.

O anúncio sobre a futura aprovação de ETFs de Ether, no entanto, não impediu que o preço do ETH recuasse. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço da segunda maior criptomoeda do mercado caiu mais de 4% para US$ 3.463.

.

  • 13 de Junho, 2024