ETFs de XRP: ProShares traz opções alavancadas e short para investidores

Share

ripple-XRP

A gestora de ETFs ProShares vai lançar três ETFs de XRP esta semana, baseados nos futuros da criptomoeda. O lançamento ocorre após aprovação tácita da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Esse tipo de aprovação faz parte da nova postura da SEC em relação aos ETFs de criptomoedas. Se a agência extrapolar o prazo de resposta, então a aprovação do fundo ocorre automaticamente. Com isso, os ETFs de XRP da ProShares foram os primeiroa a cair nessa nova regra.

SEC.
ProShares terá três ETFs de XRP. Fonte: SEC.

Por outro lado, a SEC adiou sua aprovação dos ETFs à vista de XRP em março. Uma nova avaliação deve ocorrer em maio, quando a agência pode aprovar ou negar esses fundos.

Diferentemente dos ETFs de futuros, os ETFs à vista compram um ativo diretamente. Por isso eles são os principais formadores de preço, já que retiram tokens do mercado e aumentam a escassez.

ETFs de XRP alavancados

A ProShares lançará três fundos que seguirão o preço dos contratos futuros de XRP. O primeiro deles é o ETF Ultra XRP, que terá alavancagem de duas vezes. Já os outros dois serão ETFs short, ou seja, apostarão na queda do preço da XRP.

O ETF Short XRP fará essa aposta sem oferecer alavancagem, enquanto o ETF Ultra Short XRP terá alavancagem negativa de duas vezes.

Enquanto isso, a SEC reconheceu vários pedidos de ETF à vista de XRP até o momento, com o pedido da gestora de fundos Grayscale enfrentando o prazo crítico de 22 de maio.

As aprovações da ProShares ocorrem semanas após o ETF 2x XRP da Teucrium ter começado a ser negociado no início deste mês. Este foi o primeiro ETF de XRP autorizado pela SEC nos EUA.

O fundo teve enorme sucesso, já que acumulou mais de US$ 5 milhões em volumes de negociação no primeiro dia. Esse resultado fez o 2x XRP tornar-se o ETF “mais bem-sucedido” da Teucrium até o momento.

Na semana passada, a Chicago Mercantile Exchange (CME) adicionou futuros de XRP à sua maior bolsa de derivativos nos EUA para lançamento no próximo mês, juntamente com produtos de BTC, ETH e SOL.

A onda de ETFs que rastreiam o preço da XRP ocorre após a longa batalha judicial da Ripple, empresa intimamente relacionada, contra a SEC, que foi totalmente concluída em março. Logo depois, bolsas como a Nasdaq já entraram com pedidos para listar futuros ETFs de XRP em suas plataformas.

O post ETFs de XRP: ProShares traz opções alavancadas e short para investidores apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 28 de Abril, 2025