ETFs registram apenas 1,6% em ganhos não realizados
No cenário do mercado de criptomoedas, os detentores de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin apresentam apenas 1,6% de ganho não realizado. Esse número revela um panorama que sugere que a pressão de venda a curto prazo proveniente desse grupo específico pode ser insignificante.
Os investidores institucionais e os titulares de ETFs de Bitcoin estão experimentando uma situação peculiar, onde as margens de lucro ainda não alcançaram níveis substanciais. Isso levanta uma questão crucial: será que a recente queda abaixo dos US$ 60.000 marcou o ponto mais baixo para o preço do Bitcoin?
Dados fornecidos pela CryptoQuant destacam que as “baleias” de Bitcoin, ou seja, os investidores que possuem pelo menos 1,000 BTC por até 155 dias, estão observando ganhos não realizados modestos, situando-se em apenas 1.6%.
Em contrapartida, as baleias que mantêm suas posições há mais de 155 dias registram um ganho não realizado de 223%, conforme indicado por Ki Young Ju, fundador e CEO da CryptoQuant. Ju enfatizou em uma postagem recente no X (antigo Twitter) que tal margem pode não ser suficiente para encerrar o atual ciclo do Bitcoin.
Além disso, os pequenos mineradores têm uma taxa de ganho não realizado de 131%. Enquanto isso, as grandes empresas de mineração estão no lucro de 81%. Surpreendentemente, mesmo com ganhos consideráveis, as cinco principais empresas de mineração não estão se desfazendo de seus ativos em antecipação ao halving do Bitcoin.
Mineradores de Bitcoin em época de halving
A venda de Bitcoin pelas cinco maiores empresas de mineração atingiu seu ponto mais baixo em dois anos no primeiro trimestre de 2024, com um total de cerca de 2,000 BTC vendidos, de acordo com um relatório da Bitwise.
A recente queda do preço do Bitcoin abaixo de US$60,000 pode ter marcado um ponto de inflexão, sugerindo que o mercado alcançou um fundo local, conforme argumentado por Arthur Cheong, fundador e CIO da DeFiance Capital. Cheong apontou em um tweet que há uma alta probabilidade de que esse tenha sido o ponto mais baixo.
Além disso, a quebra de um canal significativo no gráfico de 4 horas sugere que os $72,000 podem ser o próximo alvo, de acordo com uma análise de Satoshi Flipper.
Enquanto isso, os fluxos líquidos dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos se tornaram negativos na semana do halving, com mais de $147 milhões em saídas líquidas registradas. Especialistas apontam que essa desaceleração nos fluxos de entrada dos ETFs foi um dos principais fatores por trás da recente queda nos preços do Bitcoin.
Apesar disso, a perspectiva permanece otimista, com o interesse institucional contínuo e a redução das recompensas por bloco devendo manter os preços do BTC estáveis ou ligeiramente em alta, evitando assim a típica queda após o halving.
- Leia também: Halving do Bitcoin próximo e nova memecoin na Solana: o que esperar nos próximos 9 dias