Ethereum Foundation concederá US$ 1 milhão em bolsas de estudo
A Ethereum Foundation (EF), organização independente responsável pelos principais desenvolvimentos da rede Ethereum, anunciou o lançamento de sua nova rodada de bolsas para o ano de 2023.
O anúncio foi feito pelo incorporador Rodrigo Vásquez, diretor da Fundação, que lembrou que na última rodada foram concedidas 39 bolsas distribuídas em 18 países ao redor do mundo, com cifras que somaram 2 milhões de dólares, divididas em 2 rodadas, entre março e julho do ano passado.
Os candidatos terão até o dia 27 de fevereiro para enviar seus projetos e concorrer a uma das bolsas disponíveis. A chamada está aberta a pesquisadores independentes, desenvolvedores, centros de pesquisa e casas de estudo. Desenvolvedores do Brasil também podem participar.
A EF explicou que existe uma “lista de desejos” dos melhores projetos que se podem candidatar, embora não haja limitação, para além do fato de serem projetos dentro do ecossistema Ethereum.
Ethereum
Os projetos devem ser apresentados em inglês e ser uma iniciativa de código aberto. Os selecionadores de bolsas levarão em consideração determinados critérios dos projetos apresentados, como o impacto no ecossistema, a qualidade do trabalho, a experiência da equipe, o potencial de ser um projeto de longo prazo, a criatividade, entre outros.
“A rodada de bolsas da Ethereum Foundation é uma oportunidade para que pesquisadores, desenvolvedores e outros profissionais possam contribuir para o desenvolvimento da rede Ethereum e colaborar para a sua evolução”, destacou o comunicado.
Outro desenvolvimento importante na rede Ethereum foi o novo recorde de validadores registrado em seu novo sistema de Proof-of-Stake (PoS) ativado com o The Merge. O número de validadores da rede Ethereum atingiu 500 mil, de acordo com dados do BeaconScan, antes mesmo da próxima grande atualização da rede, a Shanghai, programada para março.
O Ethereum passará por outra grande atualização em março, data em que os principais desenvolvedores do Ethereum procuram implementar a chamada atualização Shanghai. Após esta atualização, os validadores finalmente poderão retirar seu ETH apostados em stakings e também retiar as recompensas obtidas neste sistema.