Ethereum: próximos 11 dias serão fundamentais para futuro do ETH
Falta menos de duas semanas para uma decisão importante da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre os ETFs de Ethereum. Essas propostas de fundos negociados em bolsa podem moldar o destino do ativo digital nos mercados tradicionais.
A ARK Invest, uma das empresas que solicitou um ETF spot de Ethereum, fez alterações em sua proposta. Eles removeram o conceito de staking com ETH, conforme indicado em um documento entregue à agência reguladora.
O staking envolve deixar criptomoedas (neste caso, ETH) depositadas em um contrato inteligente para obter ganhos. A participação de empresas desse porte no staking de ETH pode ter um impacto significativo no ecossistema do Ethereum.
Outras gestoras de fundos, como Fidelity e Franklin Templeton, também incluíram o staking em suas propostas, mas até o momento não fizeram alterações nesse aspecto.
- Leia também: Rede de Camada 3 paralisa blocos por 11 horas
Futuro do Ethereum
Eric Balchunas, especialista em ETFs da Bloomberg Intelligence, vê as mudanças da ARK Invest como um sinal de que a empresa está se adaptando aos comentários da SEC, o que pode ser uma “boa notícia”.
No entanto, ainda não há observações oficiais da SEC. Alguns acreditam que a ARK Invest pode estar eliminando o staking para evitar possíveis objeções da SEC. Embora as chances de aprovação dos ETFs de ETH sejam baixas, a incerteza persiste, segundo Balchunas.
Eleanor Terret, jornalista da Fox Business, questiona se outras empresas seguirão o exemplo da ARK Invest e se isso pode ser atrativo para a SEC. Ao contrário dos ETFs de Bitcoin, a SEC não se envolveu de forma significativa nos fundos baseados em ETH.
Já Nate Geraci, presidente da ETF Store, conversou com Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck. Ambos também são céticos quanto à aprovação dos fundos de ETH.
Entre as razões para a possível rejeição dos ETFs está a classificação que a SEC poderia atribuir ao ETH, considerando-o como um valor mobiliário. A gestora de ativos Grayscale retirou sua proposta para um fundo baseado em futuros de Ether na semana passada.