Ethereum: Vitalik Buterin cria proposta para impedir ataques DDoS
Vitalik Buterin, confudador da rede Ethereum, lançou uma nova medida de segurança para a rede. Juntamente com o pesquisador Toni Wahrstätter, Buterin propôs a Proposta da Melhoria EIP-7983, que visa estabelecer um novo limite de taxa (gas) para transações na rede.
De acordo com a proposta apresentada no GitHub, o objetivo é introduzir um novo limite de gas. O limite anterior, de cerca de 36 milhões, cairia para 16,77 milhões (2^24) por transação. Ou seja, uma queda superior a 50% no limite total.
Espera-se que o limite de gas melhore a resiliência da rede contra certos ataques de negação de serviço (DoS). Esse tipo de ataque consiste em criar uma sobrecarga de acessos a uma rede, o que pode impedir o seu funcionamento.
Este não é o primeiro plano de trazer estabilidade ao Ethereum. Afinal, em 2024, conforme noticiou o CriptoFácil, a rede propôs a solução “Purge“, que também oferecia proteção contra ataques DDoS. Mas a EIP-7983 tem um segundo objetivo: oferecer custos de processamento de transações mais previsíveis.

- Leia também:
Trazendo previsibilidade ao Ethereum
Atualmente, o limite de gas no Ethereum não é fixo, o que costuma trazer problemas no envio e recebimento. Com a mudança, as taxas terão um limite fixo e previsível.
“O limite proposto de 16.777.216 gás (2^24) proporciona um equilíbrio entre permitir transações complexas e manter limites de execução previsíveis”, afirma a proposta. “Esse valor permite a maioria dos casos de uso atuais, incluindo implantações de contratos e interações avançadas de DeFi, garantindo características de desempenho consistentes.”
Deixar a rede sem um limite de gás por transação pode trazer riscos como distribuição ineficiente de carga, vulnerabilidade a ataques quadráticos e desafios para a compatibilidade e execução paralela do zkVM. E torna a rede propensa a ataques, dado o alto limite de execução de transações.
A EIP-7983 afirma que o limite proposto de 16,77 milhões será aplicado universalmente, independentemente dos limites de gas por bloco definidos por mineradores ou validadores. Assim, transações que excederem esse limite serão rejeitadas, de acordo com a proposta.
Por fim, a proposta afirma que a alteração proposta não é compatível com versões anteriores, o que provavelmente exigiria um hard fork para implementá-la. Para não causar pânico, a equipe responsável pela EIP afirmou que a mudança deve afetar apenas um pequeno número de usuários e dApps.
Conforme os desenvolvedores, a maioria das transações atuais ficam significativamente abaixo do limite proposto. Isso significa que a EIP-7983 afetaria apenas poucas transações – e justamente aquelas que oferecem maior risco para a rede.
No GitHub, boa parte dos usuários apoiou a mudança, com destaque para o novo limite de gas. Várias respostas destacam que o novo limite ajudará na divisão e cálculo de taxas por transação.
O post Ethereum: Vitalik Buterin cria proposta para impedir ataques DDoS apareceu primeiro em CriptoFacil.