EUA ganham primeiro ETF de Solana com staking

Share

layer-2-solana

Os Estados Unidos receberão o seu primeiro ETF de Solana (SOL) com staking. De acordo com a Bloomberg, o novo fundo se chamará ETF REX-Osprey Solana Staking e o lançamento ocorrerá na quarta-feira (02).

Lançado com o código SSK, o ETF será o primeiro dos EUA a permitir que investidores ganhem recompensas ao fazer o staking de SOL. Nesse sentido, ele funcionará como um instrumento para investidores que desejam obter renda passiva com criptomoedas.

O analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, explicou que o fundo contornou obstáculos regulatórios investindo 40% de seus ativos em outros produtos de Solana negociados em bolsa. Ele é diferente dos ETFs à vista da criptomoeda que ainda estão sob avaliação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC.

ETf de Solana.
Analista da Bloomberg confirma novo ETF de Solana nos EUA. Fonte: Eric Balchunas/X.

ETF de Solana com staking chegará nos EUA

O novo ETF enfrentou obstáculos regulatórios com a SEC, que inicialmente se opôs após a aprovação de um registro. A negativa fazia parte da postura da antiga gestão da SEC, que buscava reprimir as atividades de staking nos EUA.

A principal questão era se o ETF se qualificava como uma “empresa de investimento” segundo a lei federal. Na visão da gestão de Gary Gensler, esse ETF de qualificava nessa descrição.

No entanto, os emissores concordaram com um acordo, investindo pelo menos 40% dos ativos em outros ETFs, a maioria domiciliados fora dos EUA. Isso fez com que a SEC mudasse de ideia e aprovasse o novo fundo

“A decisão de permitir ETFs que oferecem rendimento em stake é mais um passo na união que estamos observando entre os mercados públicos e a criptoeconomia”, disse Strahinja Savic, chefe de dados e análises da FRNT Financial, à Bloomberg.

Ele acrescentou que este é mais um exemplo de como o governo Trump está “abrindo caminho para que as criptomoedas se tornem parte integrante da economia dos EUA por meio dos mercados públicos”, em vez de uma “classe de ativos pária” de difícil acesso para investidores tradicionais.

Preço do token SOL

O preço da Solana chegou a se valorizar 5,3% em reação à notícia, mas ele logo acumpanhou o fluxo negativo do mercado. Nesta terça-feira (01), o token SOL abriu o dia em queda de 1,2% e vale US$ 148,95.

A SOL teve uma semana sólida, com um ganho de 7% desde o mesmo período da semana passada, com os mercados de criptomoedas e altcoins mostrando sinais de recuperação. Mas no acumulado de junho, o token fechou o mês com queda de 1,9%.

No entanto, o SOL despencou quase 50% em relação à sua máxima histórica de janeiro, impulsionada pelo frenesi das memecoins.

O post EUA ganham primeiro ETF de Solana com staking apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 1 de Julho, 2025