Ex-conselheiro geral da FTX lançará nova exchange de criptomoedas
O ex-conselheiro geral da FTX, Can Sun, que teve um papel fundamental como testemunha-chave no julgamento de Sam Bankman-Fried (SBF), está se unindo a outros ex-executivos da FTX para criar uma nova exchange de criptomoedas.
Conforme informou o Wall Street Journal (WSJ), a nova exchange terá o apoio da Trek Labs. Trata-se de uma startup com sede em Dubai que obteve recentemente uma licença do regulador de criptomoedas dos Emirados Árabes Unidos para operar na região.
A fim de colocar o plano em prática, a Trek Labs está buscando investidores interessados em comprar uma participação de 10% da empresa por US$ 100 milhões. A iniciativa também reúne nomes como Armani Ferrante, ex-FTX e ex-Engenheiro de Software na Alameda Research, empresa irmã da exchange.
Ex-executivos da FTX lançarão Backpack Exchange
Hoje, Ferrante atua como CEO da holding Trek nas Ilhas Virgens Britânicas. Além disso, supervisiona a empresa parceira Backpack, focada em projetar e operar carteiras de criptomoedas. A ex-vice-gerente jurídica da FTX, Claire Zhang, que é esposa de Ferrante, também faz parte da equipe executiva da Trek.
Tanto Sun quanto Ferrante testemunharam contra Bankman-Fried no julgamento que o condenou em sete das sete acusações. Conforme disse Sun no julgamento, ele renunciou a seu cargo após descobrir a má gestão dos fundos dos clientes.
Sun e Ferrante disseram à imprensa que pretendem incorporar as lições aprendidas com o fracasso da FTX no núcleo do Backpack Exchange, a nova exchange que eles pretendem fundar. De acordo com o anúncio, a nova exchange implementará a tecnologia da Backpack, permitindo aos usuários manter fundos em suas próprias carteiras de criptomoedas de “autocustódia”.
“Em um mundo pós-FTX, você precisa de confiança e transparência para criar uma verdadeira alternativa aos outros players”, disse Sun no anúncio.
A Trek Labs e os ex-executivos da FTX pretendem lançar a Backpack Exchange em versão beta ainda este mês de novembro. O objetivo do grupo é oferecer aos usuários uma plataforma mais segura e transparente construída com base nas lições aprendidas com a derrocada da FTX.
A novidade chega à medida que a FTX tenta se reerguer. Conforme noticiou o CriptoFácil, a empresa de investimentos Proof Group, que venceu uma licitação para adquirir os “restos mortais” da falida empresa de empréstimos de criptomoedas Celsius Network, estaria interessada em adquirir a exchange de criptomoedas FTX.
Uma fonte anônima disse que empresa de investimento está explorando potenciais parcerias com outras entidades a fim de garantir a compra da FTX.