Exchange de criptomoedas anuncia compra de filial europeia da FTX
A plataforma de negociação de criptomoedas Backpack disse que adquiriu a FTX EU, o braço europeu da extinta FTX. De acordo com a empresa, a aquisição recebeu o aval do tribunal de falências da FTX e da Comissão de Valores Mobiliários do Chipre (CySEC), local da sede da FTX EU.
De acordo com o anúncio da BackPack, a aquisição faz parte dos planos da empresa de liderar o mercado regulamentado de criptomoedas da Europa.
A exchange planeja oferecer produtos inovadores, incluindo derivativos de criptomoedas, em toda a União Europeia até o início de 2025. Nesse sentido, ela pretende reativar a FTX EU (agora como uma divisão da Backpack) até o primeiro trimestre do ano.
Enquanto isso, a massa falida da FTX já deu início aos pagamentos de reembolso aos seus credores. As operações começaram no dia 3 de janeiro, conforme o cronograma definido pela empresa ainda em 2024.
Backpack compra FTX EU
A Backpack Exchange anunciou que concluiu a aquisição da FTX EU com o objetivo de preencher a lacuna deixada por exchanges offshore não regulamentadas que estão saindo da Europa. Com o acordo de regulamentação, o famoso MiCA, entrando em vigor a partir de 01 de janeiro, essa é uma tendência que deve ocorrer nos próximos meses.
Em vez de sair de território europeu, a Backpack tornou-se uma entidade licenciada pela MiFID II e criou uma nova divisão, a Backpack EU. Segundo a empresa, a nova unidade se concentrará na transparência e conformidade com o setor de criptomoedas na União Europeia.
Além disso, a exchange visa trazer futuros perpétuos por meio desta aquisição, função que contribuiu para que a empresa escolhesse a FTX EU.
“À medida que muitas exchanges internacionais saem da União Europeia, tornar-se uma entidade licenciada pela MiFID II demonstra nossa dedicação em atender aos mais altos padrões regulatórios e é um passo significativo para levar a negociação de criptomoedas transparente, segura e regulamentada a um mercado europeu mal atendido”, disse o CEO da Backpack, Armani Ferrante.
A Backpack EU planeja ativar sua licença e iniciar as operações no primeiro trimestre de 2025. Quando isso acontecer, a FTX EU desaparecerá sob o nome da nova marca. No entanto, a plataforma se comprometeu a reembolsar os clientes da FTX EU, que poderão recuperar seus ativos por meio de canais oficiais.
O destino da FTX EU foi diferente da FTX global, já que a exchange tentou retomar suas atividades mas não teve sucesso. Diante disso, a FTX informou que vai encerrar suas atividades após integralizar todos os pagamentos aos credores.
Plano de distribuição da FTX
Em paralelo à compra, a FTX global segue sua jornada para o pagamento de US$ 16 bilhões em dívidas que possui com os credores. O valor corresponde a dívidas adquiridas pela empresa, bem como ao reembolso dos clientes que tiveram seus fundos presos após o colapso da plataforma há pouco mais de dois anos.
Para contextualizar, a empresa iniciou pagamentos aos credores sob seu Plano de Reorganização em vigor em 3 de janeiro de 2025. Os pagamentos iniciais aos credores ocorrerão em 60 dias, e a exchange segue em busca de novos fundos ocultos para aumentar o pagamento aos clientes.
Por outro lado, outro desenvolvimento recente da exchange que ganhou atenção significativa é a redução da pena de prisão do cofundador da FTX Ryan Salame por seu papel no esquema de fraude criado por Sam Bankman-Fried, o SBF. Salame havia sido condenado a oito anos e meio de prisão, mas teve sua pena reduzida em um ano e cumprirá sete anos e meio.
- Leia também: Bitcoin Hoje 07/01/2025: ETFs de BTC quebram novos recordes e chegam a quase US$ 1 bilhão
O post Exchange de criptomoedas anuncia compra de filial europeia da FTX apareceu primeiro em CriptoFacil.