Exchanges de criptomoedas são bloqueadas na Nigéria para conter queda da naira

Share

Nigéria vive tensão após Banco Central cancelar notas de moeda local e população se revolta

As autoridades da Nigéria bloquearam o acesso a algumas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo pelos seus cidadão. A iniciativa drástica foi tomada como parte dos esforços do governo para reprimir especulações cambiais enquanto a naira, moeda local, atinge recordes de desvalorização.

Conforme noticiou o Financial Times, a Comissão Nigeriana de Comunicações (NCC) emitiu na quarta-feira uma ordem para que as empresas de telecomunicações restrinjam o acesso dos consumidores aos sites de empresas como Binance, Coinbase e Kraken.

Já nesta quinta-feira, os consumidores tiveram acesso intermitente a alguns desses sites. Esses controles representam uma reviravolta nas políticas em relação às criptomoedas na Nigéria.

Nigéria bane exchanges de criptomoedas

O governo do presidente Bola Tinubu inicialmente via as criptomoedas como parte de suas abrangentes reformas orientadas para o mercado. Ele afirmou que os ativos digitais poderiam atrair investimentos estrangeiros para sua economia em dificuldades.

Essas reformas incluíam a regulamentação de ativos digitais, considerados por alguns como concorrentes de ativos tradicionais. Além disso, o governo reverteu uma proibição de transações com criptomoedas. O objetivo foi fortalecer as normas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

De acordo com o governo, as exchanges de criptomoedas tornaram-se canais importantes para estabelecer preços de mercado não oficiais para o naira.

As autoridades disseram que as cotações na Binance frequentemente servem como referência para as taxas de câmbio locais. Além disso, os traders locais utilizam a exchange para negociar entre a naira e a USDT, a maior stablecoin do mundo.

Na quarta-feira, Bayo Onanuga, assessor especial do presidente Tinubu, acusou a Binance em uma postagem na rede social X de “flagrantemente” estabelecer a taxa de câmbio para a Nigéria e usurpar o papel do Banco Central da Nigéria como principal formador de taxas de câmbio.

Um porta-voz da Binance afastou as alegações. O representantes da exchange também disse que “alguns usuários na Nigéria estão enfrentando problemas para acessar binance.com, assim como outras plataformas do setor”, acrescentando que os fundos dos usuários estão seguros.

.

  • 22 de Fevereiro, 2024