Executivo da Robinhood pode presidir a SEC caso Trump vença eleições

Share

sec-alerta-ftx-contra-pagamento

Dan Gallagher, diretor jurídico da Robinhood, pode ser o próximo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Isso caso o ex-presidente Donald Trump retorne ao poder em 2025. De acordo com informações do site Politico, Gallagher é um dos principais nomes considerados para o cargo.

Se isso se concretizar será uma decisão no mínimo interessante. Afinal, a SEC sinalizou possíveis acusações contra a unidade de criptomoedas da Robinhood há pouco tempo.

Em maio, a Robinhood Crypto recebeu uma notificação Wells da SEC, documento que indica a possibilidade de ações legais contra a empresa. Apesar dessa situação, Gallagher expressou honra em ter seu nome mencionado nas discussões sobre o futuro presidente da SEC.

“É uma honra ter meu nome incluído em qualquer discussão sobre quem pode ser o próximo presidente da SEC”, disse ele em um comunicado por e-mail ao The Block.

Executivo da Robinhood à frente da SEC?

Gallagher já ocupou vários cargos na SEC, incluindo o de comissário. Conforme destacou o executivo, espera-se que o próximo presidente do órgão trabalhe para garantir o acesso aos mercados e a liderança dos EUA em inovação financeira.

Gallagher atuou como comissário republicano da SEC de 2011 a 2015. Anteriormente, ele trabalhou como conselheiro do comissário Paul Atkins, lidando com questões relacionadas às divisões de execução e negociação da SEC. Recentemente, o executivo da Robinhood criticou a abordagem da agência em relação à regulamentação das criptomoedas, destacando a crescente tensão entre a SEC e a indústria de ativos digitais.

Nos últimos anos, as relações entre o setor de criptoativos e a agência têm sido marcadas por conflitos sobre a possibilidade de registrar empresas de cripto na agência e cumprir suas regras. A SEC tem alertado consistentemente que as exchanges de criptomoedas devem se registrar, considerando que a maioria das criptomoedas são valores mobiliários. No entanto, empresas de cripto argumentam que as regras da SEC foram criadas para entidades tradicionais, dificultando a adequação ao setor de ativos digitais.

Além disso, o regulador tem movido ações legais contra grandes exchanges de criptomoedas, como Coinbase, Kraken e Binance. Em uma audiência no Congresso, Gallagher revelou que a Robinhood manteve conversas com a SEC por cerca de um ano e meio para discutir suas operações com criptoativos.

“Ouvimos claramente o pedido do presidente Gensler para que nos registrássemos”, afirmou Gallagher. Ele destacou a falta de um regime claro para o setor de criptomoedas. Por outro lado, ressaltou que a Robinhood buscou encontrar uma solução para a situação.

Outros nomes cotados para assumir a presidência da SEC, caso Trump seja reeleito, incluem Chris Giancarlo, ex-presidente da Comissão de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), Robert Stebbins, ex-consultor-geral da SEC, e Hester Peirce, atual comissária republicana da SEC, que afirmou que pretende deixar a agência após o término de seu mandato, em 2025.

O post Executivo da Robinhood pode presidir a SEC caso Trump vença eleições apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 8 de Outubro, 2024