FOMO e efeito manada: por que não tomar decisões por impulso no mercado cripto?

Share

O preço das criptomoedas depende da oferta e demanda, o que é influenciado por diversos fatores, como economia mundial, geopolítica, opiniões de especialistas, regulamentação do mercado cripto, problemas em plataformas importantes, práticas de pump e dump e efeito manada causado por sentimentos como o FOMO.

O termo FOMO foi criado por Patrick McGinnis em 2004. Ele é atribuído ao receio e medo de perder algum acontecimento, de não aproveitar algo que diversos estão.

Embora essa sensação seja um fenômeno da psicologia social presente em diversas situações do cotidiano, como não estar em um evento ou ficar “longe” da internet, o comportamento também é comum no mercado financeiro, inclusive no universo cripto.

O problema do medo da exclusão ou entusiasmo com previsões super otimistas de ativos é a tomada de decisão por impulso baseada no movimento do mercado. Esse tipo de atitude pode prejudicar os investimentos, causando perda financeira e trauma pela experiência negativa.

Esse tipo de experiência é mais comum em investidores sem muito conhecimento sobre o mercado de criptomoedas, seja novato ou não. Por isso, confira a importância de controlar as emoções e tenha dicas para tomar decisões estratégicas independentes do seu perfil de investidor.

Navegue pelo menu abaixo para ir diretamente ao trecho desejado:

O que é FOMO no mercado cripto?

celular na mão de um investidor com sentimento causado pelo fomo analisando o mercado para evitar a perda de oportunidades de investimento

© – Shutterstock

FOMO é utilizado como abreviação para “fear of missing out”, que significa “medo de ficar de fora” em português. A expressão é atribuída quando há sentimentos como angústia, preocupação, tristeza e/ou ansiedade.

Apesar de ser mais comum usar o termo para falar sobre o receio de perder ótimas oportunidades de valorização de ativos, ele também pode se referir ao medo durante a queda de preço, sentimento que induz a venda da criptomoeda.

Por exemplo, enquanto um investidor acompanha a valorização de um ativo e não faz nenhum investimento por receio, o sentimento de arrependimento vai crescendo. Com isso, ele fica suscetível a agir no impulso e comprar grande quantidade do ativo. Pela demora, a entrada pode ser no momento de correção do preço.

Se comprar no auge pré-correção, haverá prejuízo com o reajuste. Esse movimento de oscilação é necessário para manter o equilíbrio do mercado cripto, que é cíclico. Como há ativos com grande valorização em pouco tempo, também pode acontecer a desvalorização em busca de meio termo.

Assim, a volatilidade de preços é normal e prejuízos com criptomoedas podem ser revertidos. Ainda assim, há investidores que não lidam bem com essa alta volatilidade. Por isso, o FOMO é um grande risco para esses investidores que estão suscetíveis a tomar decisões/ter comportamentos impulsivos de compra e venda sem que haja estratégia ou pesquisa sobre o ativo.

O que é efeito manada entre investidores de criptomoedas?

O efeito manada é uma expressão usada quando muitas pessoas são influenciadas a ter o mesmo comportamento ou decisão. No mercado cripto é consequência da alta volatilidade.

Como o FOMO provoca sentimentos como o medo de perder uma grande oportunidade de investimentos ou o desespero ao ver o preço de um ativo caindo, o investidor é induzido a seguir a tendência do mercado, criando, assim, um efeito manada.

Assim, o evento pode ser identificado quando uma criptomoeda tem o valor impulsionado pelos investidores a ponto de influenciar não só o preço, mas também a decisão de outros usuários. Que tal um exemplo?

Se um investidor ver diversas notícias e usuários falando sobre a valorização de um ativo, é possível surgir uma ansiedade caso não tenha ou tenha pouco do ativo no portfólio. Então, por receio de ficar de fora e acreditando que o preço continuará aumentando, ele compra o ativo ainda que não faça parte da estratégia de investimento dele. Essa atitude foi uma decisão impulsiva pelo medo de ser excluído.

O ponto é que, além desse investidor, outros diversos investidores podem passar por essa mesma situação. Dessa forma, diversos deles seguem o movimento do mercado de acreditar no potencial do ativo, com isso, eles estão fazendo parte de um efeito manada.

Esse comportamento tem o objetivo de conforto. Ao ver diversas pessoas tomando a mesma decisão, o investidor tem a percepção de que aquela é uma boa alternativa, caso contrário, não teriam tantas pessoas fazendo isso. Ainda que tenha dúvidas sobre a decisão, é comum o pensamento de que, se dor uma escolha ruim, não é a única pessoa que passará pelas consequências.

FOMO e efeito manada causado pelo halving do BTC

As criptomoedas são conhecidas como ativos que podem apresentar forte variação nos preços, contudo, eventos como o halving podem “alimentar” o sentimento de FOMO e estimular o efeito manada.

Quando o preço do bitcoin (BTC) aumenta, as pessoas sentem certa urgência em entrar no mercado antes que valorize mais. Essa situação é comum em máximas históricas e pré halving.

Tanto com o recorde de US$66 mil em 2021 quanto o pré halving em 2024, quando atingiu nova máxima histórica de US$ 73 mil, o medo de ficar de fora foi evidente e contribuiu para o aumento da criptomoeda. Com o hype passando, o valor da criptomoeda “passou por um reajuste” e diminuiu.

O aumento da compra do ativo foi causada pelo sentimento de FOMO. Com diversas notícias sobre o halving e especulações de valorização, as pessoas se sentiram pressionadas e foram encorajadas a comprar para não ficarem de fora.

Outros exemplos do efeito manada entre ativos digitais

  • Solana (SOL): em novembro de 2021, o preço da solana acumulou uma inesperada valorização no mercado. Em apenas três meses, a criptomoeda subiu 570%, impulsionada por um efeito manada entre os investidores.
  • Aptos (APT): em janeiro de 2023, a aptos vivenciou um efeito manada que fez o preço da criptomoeda acumular mais de 400% em cerca de 20 dias no mercado. Essa valorização também foi reflexo do efeito manada no mercado cripto.

As consequências do FOMO no mercado cripto

Esses sentimentos de medo e ansiedade que ocasionam a FOMO e efeito manada não acontecem apenas em cenários positivos de valorização dos ativos, mas também em momentos de quedas de preços. Neste caso, ao invés de todos estar comprando um ativo, eles estarão vendendo ao mesmo tempo, por medo da desvalorização.

Dependendo do volume de negociações, o comportamento dos usuários pode influenciar a variação dos preços das criptomoedas. Como o FOMO desencadeada um efeito manada, que tem como uma das características o alto volume de negociações, há grande influência sobre a cotação do ativo digital.

Esse aumento do preço durante a euforia e queda quando deixa de ser tendência resulta no crescimento da volatilidade dos valores do mercado. Assim, as consequências são negativas tanto para o mercado, que fica instável, quanto para o investidor que toma decisões por impulso.

Fatores que indicam e/ou estimulam o FOMO e efeito manada

O comportamento impulsivo dos investidores causado pelo “medo de ficar de fora” de uma oportunidade do mercado cripto é desencadeado pela influência de diversos fatores.

Algumas situações que incentivam esse tipo de atitude são:

  • Notícias e redes sociais: publicações e interações na internet contribuem para o efeito manada por ser comum opiniões incentivando compra de ativo e especulações de alta valorização acompanhada de diversos emojis relacionados e dinheiro.
  • Lançamentos: o lançamento de novos projetos no mercado cripto influencia o comportamento dos investidores em busca de oportunidades com grandes chances de lucratividade.
  • Novas tecnologias: inovação tecnológica também pode provocar o FOMO, atraindo novos investidores para o projeto. Recentemente, criptomoedas de inteligência artificial tiveram uma forte valorização no mercado, reflexo de um efeito manada entre os usuários.
  • Histórico do mercado cripto: o histórico de fortes valorizações no mercado serve para validar novos lançamentos além de endossar o sentimento do “medo de ficar de fora” de alguma oportunidade.
  • Número de usuários: o crescimento da base de usuários de um projeto no mercado cripto em um curto intervalo de tempo.
  • Volume de negociação: o aumento do volume de negociação de uma determinada criptomoeda indica forte presença de investidores naquele projeto. Porém, o efeito manada torna esse crescimento momentâneo.
  • Valorização acima da média: o efeito pode refletir em uma forte valorização da criptomoeda, bem acima da média dos demais ativos digitais no mercado.
    Dessa forma, esses fatores contribuem para gerar ansiedade e medo no investidor, o que, por consequência, desencadeiam a FOMO e o efeito manada.

FUD

A sigla FUD significa “fear, uncertainty and doubt” (medo, incerteza e dúvida) e refere-se a disseminação de informações negativas, muitas vezes infundadas ou exageradas, sobre uma criptomoeda ou o mercado em geral. Isso pode ser feito por indivíduos, grupos ou até mesmo pela mídia para gerar medo e incerteza nos investidores, o que influencia o preço para baixo.

Indicador Fear and Greed

Latest Crypto Fear & Greed Index

Esse indicador serve para mensurar atividades de FOMO e de efeito manada no mercado cripto. Como o próprio nome diz, o Fear and Greed representa um índice de 0 a 100, onde valores mínimos representam medo extremo e índices acima de 50 indicam uma reversão para o sentimento de ganância, que pode alcançar até 100.

Então, é importante estar atento ao que desencadeia o sentimento de FOMO. Assim, é possível minimizar o impacto dessa influência nas decisões de investimentos.

Dicas para evitar tomar decisões por impulso no mercado cripto

Quando a decisão envolve os investimentos é importante pensar de forma racional e estratégica. Isso não acontece durante o efeito manada, quando as ações são feitas na impulsividade e, normalmente, sem pesquisa sobre o histórico e variação de preço do ativo.

É importante analisar o ativo, o histórico, a empresa e ou equipe por trás. Caso contrário, é muito possível que haja erros básicos como vender o ativo em qualquer mínima desvalorização, deixar se levar pelo efeito manada e concentrar o investimento em um ou poucos ativos.

Para quem não tem tanto conhecimento sobre como as criptomoedas e o mercado funcionam pode ser mais fácil se deixar levar pelo FOMO e efeito manada, ainda mais pelo funcionamento 24/7 do mercado.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer escolhas certas para os seus investimentos e evitar prejuízos:

Aceitação

O primeiro ponto é entender e aceitar que não é possível estar em todas as oportunidades boas. No caso do mercado cripto há muitos casos de ativos que valorizam e deram boa rentabilidade, então, se você perdeu um bom investimento, terá outras chances de aproveitar.

Evite situações que aumentem a ansiedade

Existem circunstâncias que dificultam manter a postura e planejamento prévio. Por isso, o primeiro passo é identificar se você está inserido em situações que incentivem a sensação de FOMO e decisões impulsivas que resultem em prejuízo aos seus investimentos.

Mas, como fazer isso? Algumas situações que contribuem para isso são:

  • Estar em diversos grupos sobre investimentos e criptomoedas;
  • Pesquisar com frequência sobre criptomoedas promissoras;
  • Investe muito dinheiro em projetos com potencial de sucesso;
  • Grande ansiedade por ficar rico;
  • Em momentos de queda vende os ativos por medo de ter prejuízo maior;
  • Quando o mercado sobe fica se culpando pela oportunidade perdida.

Assim, o ideal é encontrar um equilíbrio.

Planejamento e estratégia

Para combater o medo de perder oportunidades ao investir, é crucial adotar uma abordagem sistemática e planos concretos. Antes de qualquer ação, é fundamental analisar por que você não investiu antes, entender as mudanças do ativo e questionar se está sendo influenciado pelo comportamento de massa.

Além disso, também é essencial definir metas claras a partir da tolerância ao risco, objetivos, quantia disponível para investir, a duração pretendida.

Cada decisão de investimento deve ter um propósito definido, seja de compra ou venda, e deve estar alinhada com seus objetivos financeiros. Elas devem ser planejadas e executada de forma consciente.

Manter um portfólio diversificado também é crucial para gerenciar o risco. Ao evitar a exposição excessiva a um único ativo, você reduz a probabilidade de grandes perdas caso um ativo desvalorize ao mesmo tempo em que aumenta as chances de ter ativos com boa rentabilidade.

Estudo sobre o mercado

É importante entender o funcionamento do mercado cripto para saber as circunstâncias do investimento, ainda mais pela característica da volatilidade. Por exemplo, é importante ter em mente que não há garantia de que um ativo com grande valorização no passado dará lucro. É fundamental entender a relevância e a participação dela no mercado.

Não siga todas as recomendações da internet

Como há muita informação online, é imprescindível filtrar a qualidade e confiabilidade das fontes. Por isso, escolha especialistas e pessoas que tenham propriedade para fazer análises do mercado.

Além disso, há diversos tipos de golpes e fraudes envolvendo criptomoedas. Por exemplo, o pump and dump nas redes sociais, que consiste basicamente em um esquema de pirâmide em que as pessoas que compraram ativos baratos convencem outras a comprar para que ela valorize e possa vender mais caro e ter lucros. Então, é válido questionar se os rumores podem estar sendo criados para criar esse sentimento de alarde e beneficiar interesses particulares.

Como se proteger do sentimento de fomo?

Os pontos fundamentais para investidores do mercado cripto são estudar o mercado, entender qual é o perfil de investidor e montar uma estratégia e planejamento.

Quando esses pontos não estão bem definidos, o investidor está suscetível a ser influenciado pelas variações do mercado, principalmente se acompanha notícias e redes sociais intensamente.

Por outro lado, quando aceitar não ser possível aproveitar todas as oportunidades e todos os pontos estão alinhados, é possível manter os planos e a clareza nos objetivos e metas.

Dúvidas frequentes sobre FOMO:

No mercado cripto, FOMO ou “Fear of Missing Out” refere-se ao sentimento de ansiedade ou pressão que os investidores podem sentir ao verem o preço de uma criptomoeda subindo ou caindo rapidamente. Essa situação influencia os investidores a comprar por medo de perder a chance de lucrar ou vender por medo do prejuízo, sem que seja feita uma análise completa da situação.

O efeito manada acontece quando os investidores são influenciados pelo grupo em vez de tomar decisões próprias baseadas em estratégias. Ao ver muitas pessoas seguindo o mesmo caminho, o investidor pode sentir FOMO e, assim, tomar decisão impulsiva seguindo a maioria.

O fomo e efeito manada afetam a compra e venda de ativos, refletindo na variação dos preços e volatilidade.

O FUD consiste em informações negativas sobre uma criptomoeda ou o mercado em geral. Esse tipo de situação gera nos investidores o sentido de FOMO caracterizado pelo medo e receio de prejuízo. Assim, o FUD induz a venda dos ativos. E, por ser algo em larga escala, pode criar um efeito manada onde muitos vendem os ativos e, por consequência, abaixam o preço da criptomoeda.

O post FOMO e efeito manada: por que não tomar decisões por impulso no mercado cripto? apareceu primeiro em PanoramaCrypto.

.

  • 8 de Maio, 2024