FTX insolvente – o que vem a seguir para a criptomoeda?
Publiquei uma análise há três semanas descrevendo que temia que o Bitcoin estivesse a um evento de más notícias, caindo para US$ 15.000.
E diabos, conseguimos esse evento.
Agora eu não previ isso. Meu artigo não fez nenhuma referência ao FTX. Não só isso, mas já fui lírico no passado sobre a perspicácia de Bankman-Fried. Eu interpretei mal seu personagem enormemente, eu estava muito errado.
Em uma análise da solvência da FTX publicado na segunda-feira, eu ainda acreditava que era altamente improvável que a FTX estivesse insolvente.
Eu também registrei muitas vezes repetindo o mesmo velho ditado: jogar com Bitcoin no curto prazo é como girar uma roleta.
Mas, como ficamos presos em US$ 20.000 e nos encaminhamos para um inverno repleto de variáveis sinistras, como crise de energia, inflação alta, clima geopolítico desagradável e agitação política nos EUA, Reino Unido e em muitas nações da Europa, o risco era extremamente alto.
E então uma variável estranha – FTX implodindo. E nas palavras do maravilhoso Black Eyed Peas, “está caindo agora e não um pouquinho depois”.
É hora de comprar a queda?
Não gosto dessa pergunta por dois motivos.
A primeira é que, sendo um garoto aleatório na Internet, como devo saber? Como eu disse algumas frases atrás, apostar a curto prazo no Bitcoin é como girar uma roleta. Minha opinião sobre se eu gosto de vermelho ou preto seria tão válida quanto o que penso sobre a ação de curto prazo do Bitcoin.
A segunda razão é que essa pergunta é quase uma reação da memória muscular à queda dos preços das criptomoedas. Nascido da cultura do espaço, suponho. Central para isso são as pessoas apontando para ciclos passados e referenciando como o Bitcoin sempre retornou. Mas eles não conseguem perceber algo.
O Bitcoin foi lançado em janeiro de 2009, em uma das mais longas e explosivas corridas de touros da história. A partir deste ano, não é mais assim. O dinheiro livre foi desligado – então o Federal Reserve aumentou as taxas de juros a taxas historicamente rápidas, com inflação em níveis não vistos desde os anos 70.
Esta é a primeira vez que o Bitcoin já experimentou um mercado de baixa na economia mais ampla. E por essa razão, todas as apostas estão canceladas. E agora está sendo negociado em níveis mais baixos do que há cinco anos, em dezembro de 2017.
Não existe tal coisa como comprar a queda e rir em uma ida ao banco. Uma olhada no gráfico acima mostrará quantas quedas ocorreram este ano. Essa coisa é difícil. A negociação é difícil. Cripto é um jogo volátil. Para cada captura de tela de ganhos de 100X que você vê no Twitter, há mais 100 pessoas que perderam tudo.
Não tire os olhos da economia mais ampla
A implosão de FTX é selvagem. E é incrivelmente baixista para a economia criptográfica em geral. Espere algum contágio se espalhar disso, pois ainda não sabemos quem foi exposto a quem – mas a FTX, como uma participante tão grande na indústria, sem dúvida arrastará alguns corpos com eles.
Mas não tire os olhos da tendência maior. Cripto está seguindo o mercado de ações. Ativos blue chip como Bitcoin e Ethereum são o rabo do cachorro, com o cachorro sendo o mercado de ações. E esse mercado de ações está oscilando para frente e para trás sobre as leituras de inflação e a abordagem do Federal Reserve às taxas de juros.
Escrevi no mês passado sobre como essa correlação entre ações e Bitcoin é mais alta do que nunca. Ele se recuperou acentuadamente em abril de 2022, exatamente quando fizemos a transição para esse ambiente de altas taxas de juros.
No curto prazo, este episódio de FTX precisa acontecer. O contágio se espalhará, as notícias surgirão, as surpresas surgirão. E depois disso, ele volta a seguir o mercado de ações. Se ainda não ficou claro – os mercados de criptomoedas são impiedosos. Não se esqueça disso, e se mantenha seguro.
The post FTX insolvente – o que vem a seguir para a criptomoeda? appeared first on Guia do Bitcoin.