Fundadores do falido Three Arrows Capital lançam novo fundo de investimento
Após lançarem uma nova exchange em janeiro, os criadores do extinto fundo Three Arrows Capital (3AC) continuam desenvolvendo novas empreitadas. A primeira delas, de acordo com informações, é a OPNX, uma nova plataforma de criptomoedas.
Só que além dessa plataforma, Su Zhu e Kyle Davies também voltaram ao antigo ramo do 3AC: o venture capital. Nesse sentido, a dupla também anunciou a criação do 3AC Ventures, um fundo ligado à OPNX.
A princípio, a OPNX e o novo fundo não possuem quase nenhum volume de negócios, indicando que Zhu e Davies permanecem com a desconfiança do mercado. Mas alguns investidores decidiram confiar seus fundos a uma empresa cujos fundadores não possuem o melhor histórico. De acordo com o site da OPNX, os volumes diários de negociação ultrapassaram os R$ 150 milhões.
Three Arrows Capital : lucrando com colapsos passados
Além de lucrar com o colapso do Three Arrows Capital, Zhu e Davies conseguiram a proeza de cair nas mãos dos reguladores mais uma vez. Isso porque logo após o lançamento da OPNX, a plataforma já recebeu uma advertência das autoridades por conduzir atividades não regulamentadas.
No entanto, a reclamação dos reguladores e membros da comunidade parece ter caído em ouvidos surdos. Afinal, a exchange continua executando suas funções mesmo depois da advertência inicial.
Desde o colapso do Three Arrows Capital, os projetos de Zhu e Davies foram ficando cada vez mais ambiciosos. Na semana passada, a OPNX anunciou que iria tokenizar os direitos de saques da Celsius em uma tentativa de ajudar os credores a recuperar o dinheiro.
Em outras palavras, a plataforma criaria tokens que representam o valor da dívida, permitindo que os usuários vendessem seus direitos. Isso significa que quem tem dinheiro a receber da Celsius poderia ter acesso antecipado, mas pagando um deságio em relação ao valor real.
Sem Alavancagem
Mas não contentes em lançarem a OPNX, a dupla resolveu voltar ao seu antigo negócio. Na quarta-feira (21) a OPNX anunciou a criação de um “novo” fundo de capital de risco chamado 3AC Ventures.
“A parceria investirá em projetos construídos no ecossistema OPNX e trabalhando para um futuro descentralizado”, disse a OPNX na mensagem. Ou seja, a mesma proposta que o Three Arrows Capital exaltava antes de falir e causar bilhões em prejuízos.
Compreensivelmente, a comunidade recebeu a notícia com escárnio, com um usuário apontando que o CEO do novo fundo seria Sam Bankman-Fried, fundador da FTX.
Atualmente, o site da “3AC Ventures” afirma oferecer “retornos ajustados ao risco superiores sem alavancagem” e convida potenciais investidores a enviar um e-mail para eles para obter mais detalhes.
Embora o OPNX tenha milagrosamente conseguido contornar as multidões justificadamente furiosas e ganhar força, resta saber se o 3AC Ventures verá alguma oferta das partes interessadas. Mas a maior probabilidade é que os investidores continuem fazendo piadas.