Google ajuda país a barrar exchanges de criptomoedas

Share

google-bloqueia-exchanges-criptomoedas

À medida que a Coreia do Sul continua a fortalecer suas regulamentações de criptomoedas, o país está utilizando o Google como aliado. A Unidade de Inteligência Financeira (FIU) solicitou à empresa que bloqueie o acesso a 17 exchanges de criptomoedas não licenciadas.

Esses provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) não registrados incluem KuCoin, MEXC, Phemex, XT, CoinEx, BitMart e Poloniex. Elas fazem parte das seis exchanges contra as quais autoridades do país abriram investigações.

Supostamente, o Google respondeu positivamente à solicitação da FIU. Como resultado, cidadãos sul-coreanos estão desde a terça-feira (25) com acesso bloqueado a exchanges no país. Eles também não poderão fazer o download de aplicativos das empresas na Play Store.

coreia-do-sul-descarta-incluir-bitcoin
Foto: Freepik.

Ao mesmo tempo, o país quer implementar sua moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) e já tem testes marcados para abril.

Google bloqueia 17 exchanges de criptomoedas

De acordo com um comunicado recente, o Google colocou essas plataformas na lista de restrição desde terça-feira (25). Quem mora na Coreia do Sul e tentou acessar os sites das empresas se deparou com um aviso e não pode entrar nas suas contas. Além disso, os aplicativos das plataformas também estão bloqueados.

Notavelmente, a decisão da Coreia do Sul de bloquear o acesso a essas exchanges de criptomoedas ocorre em meio a preocupações crescentes sobre roubo de criptomoedas e atividades de lavagem de dinheiro.

Recentemente, país anunciou uma potencial reformulação regulatória em um movimento para fortalecer as regras antilavagem de dinheir. A nova Lei de Ativos Digitais do país causou a investigação de pelo menos 600 tokens, gerando muita insegurança.

Comunicado.
Órgão da Coreia do Sul restringe acesso a sites. Fonte: FSC.

Restrição de downloads

A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) afirmou na quarta-feira (26) que pelo menos 22 plataformas de criptomoedas não estão registradas na Coreia do Sul. No entanto, as empresas seguem operando no país em violação às regras da Lei de Ativos Digitais.

Isso fez a FSC acionar o Google, que logo bloqueou o acesso dos usuários às exchanges de criptomoedas. Tal medida pode prejudicar quem opera nessas exchanges, já que não permitirá acesso a conta da pessoa.

Até o fechamento desta matéria, a medida afeta apenas o Google e a Play Store. Usuários de iPhones ainda podem baixar e acessar os aplicativos das exchanges. Mas a FIU afirmou que está em contato com a Apple Korea para bloquear essas empresas na App Store.

Curiosamente, a FSC acredita que essa medida estratégica pode ajudar a prevenir atividades de lavagem de dinheiro envolvendo criptoativos e possíveis danos futuros aos usuários locais. Mas há o risco do uso de VPN para acessar os aplicativos, que pode diminuir o poder de fiscalização do órgão.

O post Google ajuda país a barrar exchanges de criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 29 de Março, 2025