Governo Trump deve liberar staking para ETFs de Ethereum
Com a iminência do começo de uma administração de Donald Trump, analistas de mercado acreditam que a participação do Ethereum em ETFs à vista pode crescer. A expectativa é que agora, com as reiteradas manifestações pró-criptomoedas do próximo presidente, caminhos até então fechados para as criptomoedas se abram.
Um deles é a liberação do staking de Ethereum, algo pleiteando pelo mercado. A demanda vem ganhando força entre os investidores do mercado de ETFs.
O staking é um processo utilizado na tecnologia de blockchain, especialmente em redes que operam com o mecanismo de consenso conhecido como Proof of Stake (PoS), ou Prova de Participação, em tradução literal, como o Ethereum.
Basicamente, o staking é o bloqueio de criptomoedas em uma carteira para ajudar a validar transações e manter a segurança da rede. Em troca, o investidor recebe recompensas, geralmente na forma da mesma criptomoeda que está sendo bloqueada.
Staking em ETFs de Ethereum
Em entrevista recente, Ruslan Lienkha, chefe de mercados da YouHodler, uma plataforma de serviços financeiros focada em criptomoedas, afirmou que o sistema de staking tem a capacidade de atrair maior liquidez ao mercado. Isso porque se torna uma opção de geração de renda extra para os investidores. Isso, segundo ele, deve ser considerado pela próxima administração Trump.
Enquanto isso, Julio Moreno, chefe de pesquisa da plataforma de análise de dados de criptomoedas CryptoQuant, destacou que os rendimentos de staking podem se tornar um grande impulsionador de entradas em ETFs de Ethereum à vista.
Para ele, a demanda institucional por Ethereum deve aumentar significativamente a partir da liberação do staking. A demanda deve crescer ainda mais caso os ETFs de Ethereum habilitados para staking ofereçam incentivos diretos para a manutenção de longo prazo, reduzindo a oferta circulante do ativo.
Outra pessoa que acredita que o sistema de staking pode impulsionar a venda à vista de ETFs de Ethereum é Robinson Burkey, cofundador da empresa de blockchain Wormhole Foundation.
De acordo com Burkey, as recompensas de staking podem impulsionar entradas sustentadas em ETFs de Ethereum à vista. Com a clareza regulatória demandada pelo mercado, a busca por Ethereum aumentaria em 2025, especialmente se as recompensas de staking forem confiáveis e compatíveis com os padrões regulatórios.
- Leia também: Bitcoin Hoje 18/12/2024: BTC corrige e tokens PENGU e WRX desabam 50% ‘por causa’ da Binance
ETFs de Ethereum em demanda
Atualmente, o Ethereum já mostra uma clara demanda de mercado, com fundos baseados no ativo registrando entradas líquidas significativas. Um exemplo é o iShares Ethereum Trust ETF (ETHA) da Blackrock, que somente na 2ª semana de dezembro registrou entradas líquidas de US$ 523 milhões, conforme noticiou o CriptoFácil.
Com a regulação da estrutura de staking, algo que o atual presidente da SEC se nega a fazer, a expectativa é que esses valores aumentem. Isso é válido sobretudo ao considerar que se trata do Ethereum, que funciona no sistema de Prova de Recompensa, conforme enfatizou Steven Goldfeder, CEO da Offchain Labs. Afinal, o mecanismo de staking do Ethereum adiciona um valor utilitário ao ETH.
O post Governo Trump deve liberar staking para ETFs de Ethereum apareceu primeiro em CriptoFacil.