Hackers promovem airdrop falso de XRP no Twitter
Um grupo de hackers resolveu aplicar um golpe envolvendo um falso airdrop de XRP. Na segunda-feira (20), os hackers tomaram a conta do Twitter do News24, um dos maiores portais de notícias da Índia, e passaram a divulgar o falso airdrop.
Ao tomar a página, os hackers colocaram imagens relacionadas à XRP. Em seguida, incluíram links que levavam ao suposto airdrop, mas eram links de phishing. O usuário que clicasse nesses links poderia sofrer algum golpe e perder todas as suas criptomoedas.
Não é a primeira vez que golpistas atacam grandes perfis relacionados a Índia. Isso já aconteceu com a conta do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o perfil da Associação Médica Indiana (IMA). O News24 conseguiu recuperar o acesso à conta e apagar os tuítes relacionados ao golpe.
A última vítima na Índia
De acordo com informações, os hackers assumiram o controle da conta do Twitter do News24, mas não apagaram a conta. Tampouco fizeram alguma chantagem com a emissora. Em vez disso, os hackers publicaram os falsos airdrops utilizando a imagem da Ripple.
Conforme mostrou a imagem acima, os hackers até apresentaram a imagem de Brad Galinghouse, CEO da Ripple, empresa que controla a XRP. O objetivo era ganhar a confiança das pessoas e dar uma aparência de credibilidade ao falso airdrop.
A News24 é uma das maiores emissoras da Índia, sendo que a empresa tem 1,4 milhão de seguidores apenas no Twitter. Dessa forma, é provável que os hackers tenham enganado muitas pessoas com seus falsos tuítes.
De início, a emissora demorou para perceber a invasão, o que fez os tuítes ficarem expostos por várias horas. Mas ainda na segunda-feira, a equipe percebeu a invasão e apagou os tuítes.
- Leia também: Bear market acabou oficialmente, diz analista
Golpes com Bitcoin
A Índia emergiu recentemente como um foco para tais golpes. Hackers comprometeram o perfil oficial do Twitter do primeiro-ministro Narendra Modi no final de 2021. Nesse sentido, os hackers afirmaram que o país adotou o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal.
Além disso, o tuíte dizia que o governo comprou 500 BTC, que serão distribuídos à população via um airdrop. O tuíte trazia um link onde os cidadãos deveriam se cadastrar para supostamente receber os BTC, o que era falso.
Não se sabe quantas pessoas foram vítimas do golpe, mas o número pode ter sido substancial, considerando que Modi tem mais de 87 milhões de seguidores.
Os falsos airdrops do Arbitrum
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Arbitrum divulgou o lançamento de seu aguardado airdrop de tokens, que ocorrerá na sexta-feira (24). No entanto, os hackers já se anteciparam e criaram páginas falsas para tentar roubar dinheiro dos usuários.
Os golpistas inundaram a internet com airdrops falsos do projeto e sites de phishing que podem levar a perdas financeiras para os usuários. De acorodo com a DAO da Arbitrum, a equipe detectou mais de 270 sites que promovem airdrops falsos.
O lançamento real do token ARB ocorrerá em 23 de março, e somente os usuários elegíveis poderão receber os tokens.