Hedge Fund: o que é, como funciona e as vantagens
Hedge Fund é um fundo de investimento que busca alta rentabilidade no mercado financeiro. A diferença desse tipo de investimento para outros fundos está na aplicação dos recursos e disponibilidade.
Enquanto os hedge funds são negociados somente por usuários e empresas credenciados, os Fundos Mútuos estão disponíveis para qualquer pessoa, por exemplo.
Já no caso de fundos conhecidos como Private Equities, a diferença está apenas na estratégia de aplicação dos recursos. Enquanto esse tipo de fundo compra empresas inteiras por causa do potencial de crescimento no mercado, os fundos de cobertura diversificam os investimentos entre negócios estratégicos.
O que é Hedge Fund?
Também conhecida pela tradução Fundo de Cobertura, hedge fund é uma aplicação que usa estratégias complexas de operação, classificadas como de risco.
Assim, o fundo é para quem busca grandes oportunidades de retorno no mercado financeiro, mesmo que isso inclua correr riscos.
Apesar de participarem empresas e pessoas físicas, a maioria dos investidores são institucionais, já que para pessoas físicas terem acesso a esse mercado, precisam ser investidores qualificados.
Nos Estados Unidos, somente tem acesso a esse tipo de fundo pessoas com mais de US$ 1 milhão. Já no Brasil, esse título é atribuído a usuários que possuem R$ 1 milhão para investir no negócio.
Como esse tipo de investimento funciona
O funcionamento de um Hedge Fund é semelhante ao de uma empresa que faz gestão de fundos. Analistas, gestores e administradores trabalham no negócio para atrair novos clientes ao mesmo tempo em que buscam novas oportunidades de lucro no mercado.
Sendo assim, após a captação de recursos, o Fundo de Cobertura analisa os ativos com maior potencial de atingir determinado retorno.
Um Hedge Fund pode investir em ativos e operações financeiras como:
- Ações
- Commodities
- Títulos públicos
- Opções
- Arbitragem
Assim, através de operações complexas feitas por um gestor, as aplicações são executadas visando o maior lucro possível sem deixar de proteger o patrimônio dos investidores.
Vantagens
Além do risco, os hedge funds apresentam vantagens para o investidor que opta por esse tipo de fundo, como acesso a diversidade de ativos e equipe qualificada que estuda as melhores oportunidades, além de outros benefícios como:
Proteção contra queda
Além de buscar lucros expressivos, os hedge funds oferecem proteção para o investidor, inclusive quando há desvalorização acentuada dos ativos investidos por ele no mercado.
Portfólio diversificado
Um fundo com uma cesta de ativos diversificada, o Hedge Fund pode apresentar um portfólio com vários tipos de ativos de valor, como ações, commodities e até criptomoedas.
Qualificação
Na maioria das vezes esse fundo é gerido por profissionais altamente qualificados no mercado, incluindo analistas que desempenham o papel de estudar as melhores oportunidades para o negócio.
Desvantagens
Por outro lado, existem também alguns riscos que esse tipo de investimento representa, tal como:
Alto risco
Com estratégias de alta exposição no mercado financeiro, Hedge Funds são classificados como investimentos de alto risco, ou seja, o investidor pode perder grande parte dos seus recursos em uma operação mal-sucedida.
Liquidez
Alguns fundos mantêm um calendário espaçado de aportes, com entradas a cada trimestre, o que pode afetar a liquidez geral.
Taxas
As taxas do Hedge Fund são expressivas em comparação com outro tipo de investimento. Normalmente, a taxa de gestão é de 2%, enquanto que a taxa de performance cobrada é de 20%.
Por fim, os hedge funds podem ser encontrados em bancos e até em pequenas instituições financeiras. Cada empresa possui suas regras de adesão, e o investidor precisa estar qualificado para participar do fundo.
O post Hedge Fund: o que é, como funciona e as vantagens apareceu primeiro em PanoramaCrypto.