Inscriptions dominam o volume nas redes EVM
As Inscriptions (ou inscrições) continuam a se espalhar pelas redes de contratos inteligentes, representando a maior parte do volume de transações em muitas rede líderes com compatibilidade com o Ethereum Virtual Machine (EVM).
Nos últimos sete dias, as inscrições representaram mais de 91% das transações na rede Avalanche, 75% no Gnosis, 65% no Ethereum Goerli testnet, 62% na Arbitrum, 58% na ZkSync Era e mais de 40% na BNB Chain e Polygon PoS Chain, de acordo com Dune Analytics.
O aumento da atividade causou interrupções no Arbitrum, Avalanche, ZkSync Era, Cronos, The Open Network, e, mais recentemente, na Celestia.
Além disso, mais de 77% das taxas de transação gastas no Avalanche foram associadas à inscrição na semana passada, enquanto 39% das taxas de transação no ZkSync Era, 18% no Arbitrum, 16% no Gnosis e 13% na Cadeia BNB financiaram transações de inscrição.
As Inscriptions também estão “perturbando” o setor de tokens não fungíveis (NFT). Em 18 de dezembro, o OKX NFT Marketplace ultrapassou Blur para se classificar como a principal plataforma de negociação NFT por volume de negociação pela primeira vez após introduzir suporte para Bitcoin Ordinals, de acordo com Dapp Radar.
O OKX NFT Marketplace gerou US$ 29,5 milhões em transações nas últimas 24 horas, superando os US$ 15,5 do Blur, segundo classificado, quase o dobro.
A ascensão e polêmica das Inscriptions
As Inscriptions surgiram como um método de codificação para a criação de ativos semelhantes a NFT na blockchain do Bitcoin, apesar da falta de funcionalidade de contrato inteligente da rede em janeiro. Os tokens de inscrição fungíveis seguiram em março com o lançamento do padrão de token BRC-20.
Os tokens de Inscriptions baseados em Bitcoin desfrutaram de um impulso de alta durante o segundo trimestre, antes de ficarem em segundo plano no terceiro trimestre. Além disso, o setor teve um ressurgimento impressionante nos últimos meses e começou a proliferar nas cadeias de EVM em novembro.
Os ordinais surgiram como um fenômeno que causa divisão na comunidade web3. Isso porque os proponentes argumentam que as inscrições oferecem um mecanismo de emissão igualitário para novos tokens e uma maneira teoricamente mais barata de criar NFTs em cadeias EVM – com os tokens de inscrição renunciando à necessidade de interagir com contratos inteligentes com uso intensivo de gás, às custas de exigir indexação fora da blockchain para rastrear a propriedade.
No entanto, os críticos ressaltam a falta de utilidade do sector para além da especulação. Eles caracterizam os tokens de Inscriptions como um desperdício de espaço de bloco e uma fonte de congestionamento.
Aumentos das taxas
Embora as redes alternativas da camada 1 Near, Fantom e Polygon tenham desfrutado de um aumento na atividade em meio ao lançamento de Inscriptions nativas, o aumento na adoção veio junto com aumentos nas taxas de transação de entre 4.500% e 9.000%.
Além disso, o aumento de inscrições também estrangulou o congestionamento no Bitcoin, com mais de 338.500 transações não confirmadas no mempool do Bitcoin. Isso está bem acima das 226.000 de duas semanas atrás. De acordo com Ordi.io, mais de 49,6 milhões de Inscriptions foram cunhadas na blockchain do Bitcoin.
Embora mineradores selecionados tenham adotado boicote às Inscriptions, uma pesquisa da Glassnode indica que as Inscriptions representaram até 30% da receita da mineradora proveniente de taxas de transação este ano.
A falta de compatibilidade de contratos inteligentes nas cadeias EVM também significa que os tokens não podem interagir com os protocolos DeFi.
*Tradução do artigo “Inscriptions Dominate Volume On EVM Chains” com autorização do The Defiant.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.