Investigação de Trump contra presidente do Banco Central beneficia criptomoedas

Share

genius-parceria-trump

A crescente pressão sobre o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, tem movimentado os mercados, especialmente o de criptomoedas, que registrou fortes altas nos últimos dias. O Bitcoin, por exemplo, ultrapassou os US$ 120,000 pela primeira vez na história, em um movimento que analistas associam às expectativas de uma possível mudança na liderança do banco central americano.

Powell trump Bitcoin
Presidente do FED sob pressão de Trump. Fonte: Politico

O governo do presidente Donald Trump tem intensificado suas críticas a Powell, questionando não apenas sua política monetária considerada muito restritiva, mas também um polêmico projeto de renovação da sede do Fed, orçado em US$ 2,5 bilhões. A Casa Branca investiga se Powell pode ter enganado o Congresso em depoimentos sobre os custos da obra, o que poderia justificar sua demissão.

Reservas de olho na vaga

Dois nomes cotados para substituir PowellKevin Warsh, ex-membro do Fed, e Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional — reforçaram as críticas no último fim de semana. Warsh defendeu uma “mudança de regime” no banco central, afirmando que a instituição “perdeu o rumo”. Já Hassett sugeriu que Trump pode ter base legal para demitir Powell, caso encontre justificativa.

Além deles, o atual Secretário do Tesouro, Scott Bessentt, também vem sendo ventilado como uma das escolhas para a cadeira. No entanto, por ser um dos homens de confiança de Donald Trump, é pouco provável que deixe o cargo. Mesmo assim, rumores de Washington indicam que Trump está disposto a nomeá-lo para presidente do Fed e mantê-lo no cargo de Secretário do Tesouro. Estratégia que vem sendo criticada por democratas por ferir a independência do Banco Central.

Trump no ataque

O presidente Trump não poupou críticas. Recentemente, afirmou que Powell “tem sido muito ruim para o país” e que os EUA deveriam ter “as menores taxas de juros do mundo”. Ele também relacionou o projeto de renovação do Fed à gestão de Joe Biden, tentando desviar a responsabilidade para o governo anterior.

A perspectiva de um novo líder no Fed, mais alinhado com os pedidos da Casa Branca por juros mais baixos, tem animado investidores. Uma política monetária com juros menores tende a beneficiar ativos de risco, como as criptomoedas. Além disso, a comunidade cripto espera que um possível sucessor de Powell adote uma postura mais favorável à regulamentação do setor.

Embora Powell tenha mantido uma posição neutra em relação às criptomoedas, ele destacou a necessidade de regras claras, especialmente para stablecoins, e expressou preocupação com práticas de “debanking” — quando instituições financeiras cortam laços com empresas do setor.

Uma parcela significativa do setor cripto defende que uma mudança no comando do Fed, além de abrir o horizonte para novos cortes de juros, também poderia acelerar a adoção de diretrizes mais definidas, reduzindo incertezas no mercado. Entretanto, enquanto o impasse político continua, os investidores acompanham atentos os desdobramentos, apostando que o cenário pode se tornar ainda mais favorável para as criptomoedas nos próximos meses.

O post Investigação de Trump contra presidente do Banco Central beneficia criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 15 de Julho, 2025