Julgamento de Do Kwon começa nos EUA mesmo sem extradição
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Suprema Corte de Montenegro suspendeu a extradição de Do Kwon, intensificando a novela sobre o destino do fundador da Terraform Labs. No entanto, mesmo sem estar fisicamente nos Estados Unidos, o julgamento de Kwon e da Terraform Labs começou em Nova York nesta segunda-feira (25).
De acordo com documentos judiciais, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) alega que Do Kwon cometeu fraude, bem como enganou os investidores da Terra (LUNA) antes do seu subsequente colapso. A Terraform Labs irá a julgamento civil enquanto Do Kwon permanece em Montenegro.
O caso que gira em torno das atividades antes e depois da stablecoin UST perder sua indexação com o dólar. Isso aconteceu em maio de 2022 e levou à perda de mais de US$ 40 bilhões com o colapso da rede. Além disso, o evento desencadeou uma liquidação em massa no preço das criptomoedas, especialmente do Bitcoin (BTC).
Promotores alegam engano da Terraform Labs
A SEC afirma que Do Kwon e a Terraform Labs mentiram aos investidores, escondendo informações sobre a blockchain Terra antes do colapso. Particularmente, eles alegaram que a blockchain foi adotada por uma plataforma coreana de pagamentos móveis, fato que nunca acontece.
Outra acusação da SEC afirma que a empresa fez afirmações enganosas aos investidores sobre o estatuto da stablecoin. Nesse sentido, a Terraform Labs teria afirmado que o lastro da UST era seguro. Mas isso não evitou o colapso da stablecoin pouco tempo depois.
Além disso, os promotores afirmam que Terraform e Kwon agiram de forma fraudulenta, alegando que a blockchain foi usada para liquidar transações na plataforma de pagamento Chai. Os dois acusados, segundo o tribunal, organizaram secretamente a contratação de um terceiro para comprar a stablecoin, causando manipulação no preço.
Isso ocorreu em maio de 2021, um ano antes da implosão, afirma a SEC. De fato, a UST perdeu a paridade com o dólar em vários momentos, mas se recuperou logo depois.
O caso se aprofundou quando a SEC disse que Kwon alegou que a recuperação da stablecoin se devia ao algoritmo dela. Em contrapartida, a Terraform Labs e Kwon afirmam que os promotores estão deturpando as declarações. Eles também negam qualquer fraude ou violação.
Do Kwon aguarda extradição
Mesmo com o julgamento, Do Kwon permanece em Montenegro enquanto aguarda uma possível extradição para a Coreia do Sul para enfrentar acusações criminais em seu país natal. Por isso, o julgamento nos EUA, pela parte de Kwon, está ocorrendo in absentia. Ou seja, sem a presença do réu.
Tanto os EUA como a Coreia do Sul apresentaram pedidos de extradição para processar criminalmente Kwon pelas atividades que levaram ao acidente em 2022. A Coreia do Sul recebeu a aprovação, mas a Suprema Corte de Montenegro suspendeu a extradição.
Antes disso, uma decisão anterior havia aprovado a extradição de Kwon para os EUA, onde o julgamento começaria em 25 de março. É justamente este julgamento que está em andamento agora, mesmo sem a presença do réu.
- Leia também: Binance encerra transações de USDC na rede Tron