Kraken lança blockchain Layer 2 ‘Ink’ com tecnologia da Optimism meses antes do previsto
A exchange de criptomoedas Kraken anunciou o lançamento antecipado de sua blockchain Layer 2 chamada Ink na mainnet. Inicialmente previsto para o início de 2025, a Kraken conseguiu antecipar o lançamento “meses à frente do cronograma”.
Conforme o anúncio, Ink utiliza a tecnologia Superchain da Optimism, uma estrutura personalizável para criar soluções de escalabilidade na rede Ethereum. Isso garante que o Ink será interoperável com outras redes construídas com o mesmo framework, como Base, da Coinbase, e Soneium, da Sony.
Kraken lança layer 2 Ink
Entre os parceiros de lançamento do Ink estão projetos reconhecidos no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), como o protocolo de trocas descentralizadas Curve, a plataforma de stablecoins Frax, o provedor de infraestrutura Gelato e o protocolo de interoperabilidade LayerZero.
Além disso, a Kraken planeja levar o Ink ao que chamou de “descentralização de Estágio 1” a partir de janeiro de 2025. Neste ponto, a exchange pretende introduzir provas de falha permissionless. Esse mecanismo permitirá que qualquer usuário conteste transações potencialmente inválidas. Na prática, isso promove maior transparência e responsabilidade dentro do ecossistema da blockchain.
Competição no mercado de Layer 2
O lançamento do Ink marca a entrada da Kraken no crescente mercado de blockchains Layer 2, seguindo o movimento de concorrentes como Coinbase, que lançou a Base, e a Uniswap, que anunciou o desenvolvimento de sua própria solução. A Kraken também se junta a outras redes construídas com a tecnologia da Optimism, como World Chain, fortalecendo o uso do OP Stack no setor.
Para suportar o desenvolvimento do Ink, a Kraken recebeu uma concessão de 25 milhões de tokens OP da Fundação Optimism.
Foco na acessibilidade
No comunicado, a Kraken afirmou que o Ink representa um compromisso em tornar as criptomoedas mais acessíveis. A empresa destacou ainda o objetivo de eliminar os pontos de fricção que dificultam a transição entre os mundos centralizados e descentralizados.
O lançamento ocorre em um momento de reorganização na empresa. Em outubro, a Kraken anunciou uma reestruturação que incluiu cortes de pessoal, simplificação da gestão e a contratação de um co-CEO, Arjun Sethi.
O post Kraken lança blockchain Layer 2 ‘Ink’ com tecnologia da Optimism meses antes do previsto apareceu primeiro em CriptoFacil.