Liderança da SEC está sob pressão e pode mudar em 2025, diz deputado

Share

Bitpanda-diz-q-cripto-sec

O congressista dos Estados Unidos, French Hill, do Partido Republicano, declarou em entrevista ao podcast Thinking Crypto que espera uma renovação na liderança da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em 2025, independentemente de quem assumir a presidência do país.

Hill, juntamente com outros membros de seu partido, vem criticando a atuação de Gary Gensler à frente da SEC, sobretudo pela falta de clareza na regulamentação de ativos digitais.

A postura de Gensler em relação ao setor de criptoativos e tecnologia blockchain tem sido alvo de críticas, em um contexto de aumento na adoção de criptomoedas nos EUA. O país ocupa o quarto lugar no Índice Global de Adoção de Criptomoedas de 2024, de acordo com a Chainalysis, ficando atrás de Índia, Nigéria e Indonésia.

O congressista argumenta que Gensler, ao adotar o que chama de “alarmismo”, estaria utilizando os poderes da SEC de forma inconstitucional. Hill sugeriu ainda que a SEC deveria adotar uma abordagem que incentive a inovação e ofereça isenções regulatórias para novas indústrias, como a de criptomoedas. Recentemente, Brad Garlinghouse, CEO da Ripple Labs, também previu que Gensler deixará o cargo, independentemente do resultado eleitoral.

SEC deve ter troca de comando

Em uma audiência no final de setembro, Gensler compareceu ao Senado para discutir seu trabalho à frente da SEC. Durante uma sessão que durou cerca de quatro horas, ele enfrentou uma série de críticas por sua postura em relação à regulamentação de criptomoedas e afirmou não estar ciente do termo “Operation Choke Point 2.0”, uma suposta teoria que acusa o governo de agir contra a indústria cripto nos EUA.

A sessão teve declarações fortes de membros do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, principalmente de republicanos, que questionaram duramente a condução de Gensler nas questões relacionadas a criptoativos. O deputado Tom Emmer chegou a classificar Gensler como “um dos presidentes mais destrutivos” da história da SEC.

Com a proximidade das eleições presidenciais, o futuro de Gensler permanece incerto. Hill comentou que é comum que novos presidentes solicitem renúncias em postos estratégicos quando assumem o governo. Caso a atual vice-presidente Kamala Harris seja eleita, Gensler poderá continuar no cargo com apoio dos democratas. Contudo, existem pedidos de doadores para que ela nomeie uma nova liderança para melhorar o diálogo com a indústria cripto.

Por outro lado, o candidato republicano Donald Trump afirmou que, se eleito, substituíra Gensler de imediato. Caso não saia antes, o mandato atual de Gensler se encerra em 2026.

O post Liderança da SEC está sob pressão e pode mudar em 2025, diz deputado apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 27 de Outubro, 2024