Magic Eden atualiza seu modelo de royalties para seguir dominando NFTs da Solana
Marketplace da rede Solana, Magic Eden, revelou que vai atualizar seus royalties para um modelo opcional, prometendo assim, renunciar as taxas de 2% da plataforma.
After some difficult reflection and discussions with many creators, we’ve decided to move to optional royalties on @MagicEden.
Effective later today, we will also begin running a promotion to waive our platform fees.
— Magic Eden (@MagicEden) October 15, 2022
Em um movimento controverso anunciado na sexta-feira, Magic Eden, o maior mercado de tokens não fungíveis da Solana, disse que irá tornar opcionais os pagamentos de royalties aos artistas.
Muitos artistas foram atraídos para o espaço NFT devido à possibilidade de receber pagamentos de royalties em vendas secundárias, Mas o recurso, amplamente considerado obrigatório, é facilmente contornado. E alguns mercados deixaram para os compradores decidir se devem pagar aos criadores em uma tentativa de ganhar participação de mercado dos concorrentes.
Medida controversa
Seguindo a proposta incorporada pela X2Y2, que optaram por tornar os pagamentos de royalties opcionais em uma tentativa de atrair mais usuários, para desgosto da maioria dos criadores. Agora essa medida esta sendo tomada também pelo Magic Eden.
O movimento controverso foi denunciado por artistas e chamou a atenção de muitos no Twitter, dizendo esperar que a plataforma reverter sua decisão.
A fim de que as coisas se esclarecessem, a empresa realizou um Twitter Spaces 30 minutos após o anúncio para responder o perguntas de seus usuários.
“Também é muito triste, também é muito trágico. Não queríamos estar nessa posição, mas o mercado já falou sobre royalties opcionais de mercado”, disse um representante da Magic Eden. “Foi efetivamente uma corrida para o fundo.”
- Leia também: ETH pode iniciar rali de alta se transformar região de US$ 1.450 em suporte, diz analista
O Magic Eden também anunciou que renunciará provisoriamente à comissão cobrada em cada venda de NFT, embora a decisão tenha feito pouco para acalmar os artistas que usam a plataforma.
“Esta é de longe a pior decisão que vocês poderiam ter feito”, Code Monkey, o pseudônimo fundador da coleção nodemonkey NFT. Disse também: “Criadores/fundadores ficaram ao seu lado nos bons e maus momentos. Isso enviará projetos para zero e desincentivará o crescimento de novos projetos. Considere construir um método para impor royalties em vez de ceder.”
Em contrapartida, as vendas do marketplace tenham atingido recordes em setembro, com o Magic Eden controlando 90% do mercado de acordo com dados da plataforma de análise Nansen. O Magic Eden acaba de ser lançado no Ethereum, com as vendas de NFT ainda dominadas pelo OpenSea.
Por fim, fica por aguardar os próximos anúncios para descobrir o que acontecerá e como reagirão a todos comentários subsequentes ao seu twitter space.
- Leia também: Mercado de criptomoedas amanhece em alta. Bitcoin sobe, Ethereum dispara e tokens registram lucros de até 3%