Maior banco comercial da Costa Rica lança ETF de Bitcoin para 2,1 milhões de clientes

Share

etf-bitcoin-no-eua

O Banco Nacional (BN), instituição estatal e maior banco comercial da Costa Rica, anunciou o lançamento de um ETF de Bitcoin à vista. O lançamento acontece por meio de sua subsidiária de gestão de investimentos, a BN Fondos.

Com mais de US$ 7 bilhões em ativos e mais de 2,1 milhões de clientes — o que representa mais de 40% da população do país —, o banco está liderando a primeira incursão do sistema financeiro costarriquenho no mercado de criptomoedas.

O novo ETF permitirá que os cidadãos invistam em Bitcoin de forma regulamentada e acessível, com um valor mínimo de investimento de US$ 100. Além do ETF de Bitcoin, o banco está lançando um ETF do S&P 500, índice americano que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Primeiro produto cripto da Costa Rica

O lançamento representa um passo significativo para a Costa Rica, que ocupa a 92ª posição, de um total de 155 países, no ranking de adoção de criptomoedas, de acordo levantamento da Chainalysis de 2023. Isso porque, o país não possui uma legislação específica para criptomoedas.

No entanto, sob a constituição e o código civil do país, quando uma atividade não é explicitamente proibida por lei é permitida. Nesse sentido, a interpretação legal é de que os cidadãos costarriquenhos estão tecnicamente autorizados a negociar e possuir criptomoedas, dado que não há determinação legal em contrário. Pablo Montes de Oca, gerente geral da BN Fondos, comemorou o anúncio:

“Estamos entusiasmados em apresentar esses novos e inovadores Fundos de Investimento e ser pioneiros no mercado da Costa Rica. Apresentamos uma proposta inovadora em que os investimentos serão feitos em ETFs no S&P 500 e Bitcoin, o que não só representa uma oportunidade de investimento atrativa, mas também é um passo crucial em direção à digitalização moderna”, disse em declaração a um noticiário local.

Em 2022, um projeto de lei chamado Lei do Mercado de Ativos Cripto, apresentado na Assembleia Legislativa, buscou regulamentar o uso de criptomoedas para pagamentos e transações. No entanto, o projeto ainda está parado na fase de comissão, sem previsão de avanço.

O lançamento do ETF de Bitcoin pelo Banco Nacional pode impulsionar a adoção de criptomoedas no país, tal como aconteceu nos Estados Unidos. Desde que as maiores gestoras do país ao norte lançaram ao público seus ETFs de Bitcoin à vista, o Bitcoin dobrou de preço.

Além disso, a entrada de um Banco estatal do porte do Banco Nacional pode acelerar a adoção institucional do Bitcoin como Reserva Estratégica.

O post Maior banco comercial da Costa Rica lança ETF de Bitcoin para 2,1 milhões de clientes apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 26 de Fevereiro, 2025