Mais de 10% da população de El Salvador usou Bitcoin em 2023
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Universitário de Opinião Pública (Iudop) da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA) revelou que mais de 10% da população de El Salvador adotou o Bitcoin (BTC) como forma de pagamento ao longo de 2023.
Os resultados foram obtidos via um questionário aplicado a aproximadamente 1.280 pessoas entre 9 e 22 de dezembro. O objetivo era avaliar a situação econômica do país e investigar o impacto do Bitcoin nas finanças familiares.
Segundo o Iudop, 85% dos entrevistados afirmaram não ter utilizado criptomoedas para compras ou pagamentos durante o ano, enquanto 3% afirmaram nunca ter utilizado, uma queda em relação aos 5% que nunca usaram Bitcoin até 2022.
A pesquisa também revelou que, dos que utilizaram a moeda digital, cerca de 40% a empregaram entre 3 e até 50 vezes durante 2023. Outros 30% a utilizaram aproximadamente duas vezes, enquanto 18% realizaram apenas uma transação.
Quanto aos tipos de bens e serviços pagos com BTC, 44% utilizaram a criptomoeda para realizar compras em supermercados e adquirir alimentos. Outros 15% utilizaram para pagar serviços na clínica veterinária Chivo Pets, e 12% efetuaram pagamentos de serviços públicos, como água e luz.
Destaca-se ainda que 2% dos entrevistados recebiam salários em Bitcoin, e 1,3% optaram por investir na criptomoeda.
Bitcoin em El Salvador
Os dados apontam para um aumento significativo no uso do Bitcoin como meio de pagamento, indicando uma crescente aceitação da criptomoeda pela população salvadorenha.
Quando questionados sobre o impacto do Bitcoin na economia familiar, 77,8% dos entrevistados acreditam que a situação permaneceu igual, enquanto 6,8% afirmam ter melhorado com o uso da moeda digital. Por outro lado, 8% consideram que sua situação piorou.
Esta pesquisa, conduzida pela terceira vez pelo Iudop desde a declaração do Bitcoin como moeda de curso legal em 2021, revela que, apesar das mudanças nas transações anuais, a adoção do Bitcoin em El Salvador continua a ser um fenômeno em crescimento.
Além do destaque para a adoção do Bitcoin, o levantamento indicou que a principal preocupação dos salvadorenhos em 2023 foi a situação econômica do país, com ênfase no alto custo de vida.
A pesquisa também destacou a percepção positiva em relação às medidas de segurança implementadas pelo presidente Nayib Bukele, com 91% dos entrevistados acreditando na diminuição da criminalidade.