Ministro da justiça de Montenegro decide extraditar Do Kwon para os EUA
O ministro da Justiça de Montenegro, Bojan Božović, assinou nesta sexta-feira (27) a ordem para a extradição de Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, para os Estados Unidos.
O anúncio, feito pelo Ministério da Justiça do país, segue uma decisão da Corte Constitucional de Montenegro, que rejeitou o recurso de Kwon contra um veredito anterior da Suprema Corte.
Em setembro, a Suprema Corte de Montenegro determinou que a decisão final sobre a extradição de Kwon caberia ao ministro da Justiça. De acordo com o anúncio oficial, o ministério levou em consideração critérios como:
- Gravidade dos crimes atribuídos a Kwon;
- Local onde ele cometeu os crimes;
- Ordem cronológica dos pedidos de extradição;
- Nacionalidade de Kwon;
- Possibilidade de extradições adicionais para outros países.
O caso Terraform Labs
Autoridades de Montenegro prenderam Do Kwon em março de 2023, acusado de viajar com documentos falsos. Ele é acusado de ser um dos responsáveis pelo colapso das criptomoedas TerraUSD e Luna em 2022, que resultaram em prejuízos bilionários para investidores em todo o mundo.
Desde a prisão, autoridades de países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Interpol disputam a sua extradição. Em fevereiro de 2024, o Tribunal Superior de Montenegro havia decidido inicialmente pela extradição de Kwon para os EUA.
No entanto, essa decisão mudou em março, favorecendo a Coreia do Sul. A partir daí, o processo enfrentou meses de apelações e atrasos judiciais.
Disputa entre EUA e Coreia do Sul
Os advogados de Kwon argumentaram que ele deveria ir para sua terra natal, a Coreia do Sul. Lá, as sentenças para crimes financeiros geralmente variam entre 30 e 40 anos de prisão.
Enquanto isso, nos EUA, as cortes podem aplicar sentenças consecutivas. Isso pode resultar em um período significativamente maior de prisão, caso Kwon seja condenado por múltiplos crimes.
A extradição de Kwon também gerou controvérsias políticas no país. O ex-ministro da Justiça, Andrej Milovic, acusou o primeiro-ministro, Milojko Spajić, de favorecer a extradição para a Coreia do Sul devido a supostos laços financeiros com o cofundador da Terraform Labs.
O post Ministro da justiça de Montenegro decide extraditar Do Kwon para os EUA apareceu primeiro em CriptoFacil.