Motivos para aceitar pagamento em criptomoedas

Share

Além de serem utilizadas como uma forma de investimento no mercado, as criptomoedas, como o bitcoin (BTC) e o Ether (ETH), também podem ser utilizadas como métodos de pagamento para a compra de produtos ou serviços em vários países, inclusive no Brasil.

Em algumas cidades brasileiras, já existem estabelecimentos que adotaram esse novo meio de pagamento, que representa uma alternativa ao dinheiro físico, ao uso de cartões de crédito e débito e até mesmo as transferências realizadas via Pix.

Segundo o InfoMoney, 85% das empresas com renda anual aproximada de R$ 1 bilhão estão utilizando gateways de pagamento compatíveis com criptomoedas. Da mesma forma, 77% dos comerciantes buscam tais soluções por conta da redução nas taxas de transações.

Existem algumas vantagens em aceitar pagamentos em criptomoedas. Veja como elas podem ser usadas como uma alternativa aos meios de pagamentos convencionais, trazendo benefícios tanto para quem investe no mercado cripto quanto para comerciantes e estabelecimentos.

Quando os pagamentos com criptomoedas surgiram?

O uso de criptomoedas como forma de pagamento começou com o bitcoin, pouco tempo depois que ele foi criado, em janeiro de 2009. A primeira transação desse tipo com o BTC se transformou em um grande evento no mercado cripto, chamado — e celebrado até hoje — de Pizza Day.

No dia 22 de maio de 2010, o programador norte-americano Laszlo Hanyecz usou 10 mil unidades de bitcoin para comprar duas pizzas. Naquela ocasião, o preço do bitcoin era ínfimo se comparado com a cotação atual da criptomoeda.

Mas em um momento em que o mercado cripto alcançou valores tão elevados, foi preciso pensar em formas diferentes de utilizar esses ativos no dia a dia. Por isso, diversas empresas estão desenvolvendo soluções para facilitar o uso de cripto em transações mais rotineiras.

Como funcionam os pagamentos com criptomoedas?

Existem várias formas de concluir pagamentos em criptomoedas. No Brasil, os estabelecimentos podem utilizar o Transfero Checkout, onde o proprietário recebe o pagamento e a conversão em reais acontece rapidamente.

Comerciantes podem escolher o tipo de ativo digital que desejam aceitar, mas as plataformas que intermediam pagamentos costumam selecionar as mais utilizadas no mercado. Sendo assim, existem desde stablecoins, como o BRZ, até o uso de tokens, que são transacionados via cartões pré-pagos e carteiras digitais que armazenam criptomoedas.

Quais são as vantagens de receber em criptomoedas?

Com estas soluções disponíveis, utilizar criptomoedas como método de pagamento oferece uma série de vantagens tanto para lojistas quanto consumidores:

Taxas

Em comparação com outras modalidades de pagamento, receber em criptomoedas pode reduzir os custos para quem tem um estabelecimento por causa de taxas menores. Do ponto de vista do cliente, pode ser mais barato pagar em cripto do que, por exemplo, fazer a conversão para uma moeda local quando se está em outro país.

Segurança

A tecnologia blockchain, usada na maior parte do mercado cripto, representa um dos sistemas de gerenciamento de dados mais seguros que existem atualmente, o que gera mais confiança tanto para quem recebe quanto para quem paga com ativos digitais.

Rapidez

Os comerciantes podem demorar até 30 dias para receber os valores referentes às vendas, caso opte por soluções puramente tradicionais de pagamentos. As criptomoedas permitem o recebimento instantâneo dos fundos de maneira rápida e descomplicada. Uma vez concluída a transação, o valor estará automaticamente disponível.

Novos clientes

Mais de 2 milhões de brasileiros declararam que investem em criptomoedas. Aceitar esse tipo de pagamento pode atrair um novo nicho de mercado.

Além do mais, abrem-se oportunidades para receber pagamentos simplificados de estrangeiros. Imagine um estabelecimento em um ponto turístico do Rio de Janeiro: o número de visitantes é certamente expressivo. Oferecer um método que não exige a conversão de euro ou dólar para o real pode significar mais vendas a preços mais competitivos.

Conversão e recebimento

Outra preocupação para quem quer receber pagamentos em criptomoedas é ter que fazer a conversão após a transação. Com soluções como o Transfero Checkout, isso pode ser automatizado.

O aplicativo possibilita que o comerciante receba em um determinado ativo e já faça a conversão para o BRZ, evitando os efeitos negativos da volatilidade.

pagamentos em criptomoeda
Transfero Checkout

Como fugir da volatilidade dos pagamentos com criptomoedas?

Um dos principais receios de quem quer receber pagamentos com criptomoedas é a volatilidade dos ativos. No entanto, isso não precisa ser uma preocupação.

Com o desenvolvimento de novas soluções, o problema da volatilidade se resolve com as stablecoins. Quem recebe em cripto pode converter instantaneamente para o BRZ e, assim, proteger-se de qualquer variação — positiva ou negativa — do ativo em questão.

Com preço estável e atrelado ao real brasileiro, o BRZ representa uma alternativa para esse tipo de pagamento. A stablecoin possui uma paridade de 1:1 com a moeda fiduciária brasileira.

O post Motivos para aceitar pagamento em criptomoedas apareceu primeiro em PanoramaCrypto.

.

  • 13 de Janeiro, 2025