Nasdaq pede autorização para listar ETFs de XRP e Litecoin
Com a mudança de postura na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, a Nasdaq decidiu solicitar permissão para listar ETFs de XRP e Solana (SOL). Esta listagem envolve os ETFs da CoinShares, que ainda estão em fase de análise junto ao regulador dos EUA.
No entanto, a Nasdaq resolveu se antecipar e dar seu aval para tentar acelerar a aprovação dos fundos. Para isso, a bolsa de tecnologia entrou com dois formulários 19b-4 pedindo a listagem dos fundos.
Essas listagens permitem que os investidores aproveitem novas oportunidades de investimento em XRP e Litecoin, impulsionando a adoção institucional. Ou seja, caso a SEC aprove os dois pedidos da CoinShares, a Nasdaq pode se tornar a primeira bolsa a listar os novos fundos.
A CoinShares entrou com pedidos para criar ETFs de Solana e XRP em janeiro, conforme noticiou o CriptoFácil. Os dois pedidos estão sob análise da SEC, mas recentemente a agência aprovou a análise do pedido de um ETF de Solana da Grayscale. Com isso, o mercado ficou mais animado com a possibilidade da agência aprovar o fundo ainda em 2025.
Nasdaq quer listar ETFs
De acordo com um registro oficial enviado nesta segunda-feira (10), a Nasdaq enviou dois formulários 19b-4 à SEC para listar e negociar dois fundos negociados em bolsa da CoinShares, de XRP e Litecoin.
“A Bolsa propõe listar e negociar as Ações sob a Regra 5711(d) da Nasdaq, que rege a listagem e negociação de Ações de Fundos Baseados em Commodities na Bolsa”, disse a Nasdaq em seu pedido.
O movimento da Nasdaq segue o envio do formulário S-1 da CoinShares pedindo autorização para lançar seus ETFs de XRP e Litecoin. Este pedido diz respeito à criação dos fundos, enquanto o pedido da Nasdaq é pala listá-los em sua plataforma uma vez que a SEC aprove o pedido.
A Nasdaq destaca o otimismo crescente das bolsas e dos investidores em relação à expansão da indústria de criptomoedas, alinhando-se com a mudança do cenário regulatório nos EUA. Foi justamente essa mudança que levou as gestoras a buscarem seus ETFs, visto que a gestão de Paul Atkins se mostrou mais favorável a aprovar novos ETFs.
CoinShares lançará ETFs de XRP e Litecoin?
Em janeiro de 2025, a CoinShares entrou com um pedido de ETFs de XRP e Litecoin, buscando aprovações regulatórias da SEC. A discussão sobre ETFs de Solana surgiu desde a aprovação dos ETFs de Ethereum, mas a gestão de Gary Gensler não se mostrou disposta a aprovar esses fundos.
Mas sob a batuta de Atkins, a postura da SEC tende a mudar. O fato da agência ter aprovado o ETF da Grayscale para análise mostra essa mudança, pois indica que a SEC pode classificar a SOL como uma commodity ou valor mobiliário.
Só que, de acordo com Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, o ETF de Litecoin pode fazer história antes. Balchunas destacou que o pedido da CoinShares deve se tornar o primeiro ETF de altcoin a surgir na gestão Trump. Um dos fatores é que a LTC provavelmente será classificada mais rapidamente do que a SOL, abrindo margem para a aprovação.
Como a submissão 19b-4 é considerada uma etapa crucial no lançamento de um ETF de criptomoedas, a ação da Nasdaq alimenta o entusiasmo sobre o lançamento iminente de ETFs de XRP e Litecoin.
O preço do XRP subiu quase 1% nas últimas 24 horas e está custando US$ 2,43 no momento da redação desta materia. Enquanto isso, o preço da Litecoin subiu mais de 10% no último dia para mais de US$ 120.

O post Nasdaq pede autorização para listar ETFs de XRP e Litecoin apareceu primeiro em CriptoFacil.