NFTs de Donald Trump ignoram baixa do mercado e sobem 133%
Embora o mercado de NFTs venha passando por uma baixa em seu volume de negociações, algumas coleções continuam surpreendendo e valorizando mesmo em tempos de queda. As vendas de NFTs de Donald Trump, por exemplo, dispararam recentemente, subindo mais de 100% horas antes de sua acusação em Manhattan.
De acordo com dados do CryptoSlam, investidores negociaram quase US$ 37.000 em NFTs com o brasão de Trump em 24 horas.
A coleção de NFTs de 45.000 itens do ex-presidente esgotou em poucas horas quando chegou ao mercado em dezembro. Na ocasião, as vendas geraram US$ 3,53 milhões em vendas. Além disso, as vendas saltaram 500% na semana passada depois que surgiram notícias do indiciamento de Trump por crimes relacionados a uma garota de programa. O ex-presidente dos EUA ridicularizou a acusação como uma “caça às bruxas” em postagens em sua plataforma de mídia social Truth Social.
Apesar do pico de preço ser relativamente pequeno em comparação com a ação de alguns meses atrás, ele chama a atenção para o impacto político na valorização de NFT.
A coleção de NFTs de Trump inclui retratos ilustrados do ex-presidente, cercados por barras de ouro, posando com uma placa “Trumpworld” no estilo da placa “Hollywood”, como um super-herói com lasers saindo de seus olhos e como um astronauta.
- Leia também: OpenSea anuncia recurso Pro para traders de NFTs
NFTs de Donald Trump
“A volatilidade do preço desses NFTs reflete o estado emocional e político dos compradores. Isso mostra como as NFTs podem ser utilizadas como uma forma de expressão política”, destacou o analista Stephanie Murray.
De acordo com Murray, em um mercado saturado de NFT, a coleção de Trump se destaca como uma forma de registrar a política dos EUA.
“A concentração de compradores em torno de uma figura polêmica como Trump mostra como se pode usar os NFTs para registrar momentos históricos e polêmicos”, afirmou.
Considerando o desgaste de Trump, especialistas em política apontam que ele ainda é favorito para indicação à presidência em 2024.
- Leia também: Trump sofre acusação de plágio em sua coleção NFT