Nova solução permitirá que capital flua do Bitcoin para Cardano; ADA vai subir?
O protocolo de rollup do Bitcoin, BitcoinOS, lançou a sua ponte chamada Grail na rede Cardano na última quinta-feira, facilitando a transferência de capital entre Bitcoin e o ecossistema de Cardano. O objetivo da iniciativa é permitir que os detentores de Bitcoin possam direcionar seus ativos para a rede Cardano.
Da mesma forma, os usuários poderão movimentar os seus tokens ADA para o ambiente Bitcoin. Entre os participantes do projeto está a EMURGO, uma das entidades fundadoras do Cardano. A empresa atuará no desenvolvimento de ferramentas e serviços para atrair capital BTC ao ecossistema Cardano. Além disso, vai permitir a circulação de ADA na rede Bitcoin.
O BitcoinOS afirmou que o Grail é a primeira ponte a utilizar provas de conhecimento zero (ZK proofs) validadas no Bitcoin, aplicadas pela primeira vez em abril, como estrutura de segurança para a transferência segura de ativos entre as blockchains.
Essa tecnologia de ZK proofs oferece uma camada adicional de proteção ao possibilitar que um operador prove a validade de uma informação sem revelar detalhes extras. De acordo com a empresa, essa abordagem reduz os riscos de segurança, uma preocupação comum no uso de pontes blockchain.
Capital fluindo entre Bitcoin e Cardano
A ponte Grail adota um modelo descentralizado e sem necessidade de permissão. Isso significa que a segurança dos fundos dos usuários depende apenas de um participante honesto entre centenas de operadores. Esse esquema “1-de-n”, como é conhecido, assegura que os ativos permaneçam seguros mesmo que vários operadores estejam envolvidos na operação da ponte.
Pontes como a Grail são ferramentas que possibilitam a transferência de ativos entre redes blockchain, onde esses ativos não seriam, de outra forma, suportados. No entanto, essas pontes são notórias por serem um dos pontos mais vulneráveis da infraestrutura de criptoativos, frequentemente sendo alvos de ataques.
A adoção das provas de conhecimento zero, conforme afirmou a BitcoinOS, visa reduzir essas vulnerabilidades. Isso porque proporciona uma estrutura mais segura para a movimentação de ativos entre redes.
No momento da redação desta matéria, o token ADA estava cotado a US$ 0,34, de acordo com dados do CoinGecko. O criptoativo registra uma alta de 0,3% nas últimas 24 horas, seguindo a tendência de queda geral do mercado. A expectativa é que, com a solução, o capital flua mais facilmente do Bitcoin para a Cardano, impulsionando o preço da ADA.
O post Nova solução permitirá que capital flua do Bitcoin para Cardano; ADA vai subir? apareceu primeiro em CriptoFacil.