O que acontece com os bitcoins esquecidos ou perdidos?
Uma quantidade considerável de bitcoins (BTC) pode ter sido dizimada desde a criação da criptomoeda. De acordo com dados de um estudo da Chainalysis publicado no New York Times, cerca de um a cada cinco unidades estão guardadas em carteiras que os donos perderam o acesso.
Sendo assim, considerando o supply atual de 19,7 milhões de unidades de bitcoin, a quantidade abandonada e perdida é de quase 4 milhões, cerca de 20% da quantidade em circulação.
As carteiras esquecidas no mercado cripto
Os investidores podem armazenar as criptomoedas em endereços eletrônicos de plataformas cripto como exchanges, dApps e carteiras físicas (hard wallets) e/ou digitais.
Esses dispositivos exigem senha para o acesso ser liberado e, se os dados de acesso forem esquecidos, o usuário pode ser impossibilitado de movimentar o saldo. Afinal, o processo de recuperação do acesso à carteira exige a seed phrase, então, se não tiver ela, o acesso pode ser perdido definitivamente.
Além disso, há casos de criptomoedas em dispositivos de armazenamento como armazenamento em discos externos, hardwallets e pen drives perdidos. Existem casos onde acidentalmente o usuário jogou fora dispositivos onde seus bitcoins estavam armazenados.
Critérios para considerar perda ou esquecimento de BTC
Algumas das situações que usadas para classificar a criptomoeda como perdida ou esquecida envolve:
- Usuários que perderam o acesso às suas carteiras;
- Transações irreversíveis para endereços inválidos;
- Investidores que desapareceram;
- Carteiras que não são movimentadas há mais de dez anos.
Concentração de bitcoin por carteiras
O criador do BTC é o dono da carteira abandonada com mais bitcoin, logo, a mais valiosa do mercado. Segundo o River Learn, Satoshi Nakamoto possui 1,1 milhão de unidades do ativo digital. Esse volume está distribuído em 22 mil endereços que pertencem a ele, tendo sido usados nas primeiras etapas de mineração da rede Bitcoin.
Além de Nakamoto, outros dos maiores endereços de bitcoins também pertencem a outras pessoas físicas. Apesar do gerenciamento de dados da rede blockchain não permitir o acesso a todas as informações sobre essas carteiras esquecidas, é possível saber que acumulam uma impressionante quantidade da criptomoeda.
A identidade e endereço são desconhecidos, entretanto, as fortunas estão estimadas em:
- Endereço desconhecido 1 = 94,6 mil BTCs
- Endereço desconhecido 2 = 94,5 mil BTCs
- Endereço desconhecido 3 = 69,4 mil BTCs
- Endereço desconhecido 4 = 59,3 mil BTCs
- Endereço desconhecido 5 = 53,9 mil BTCs
Além de reduzir a quantidade de BTC disponível no mercado, esses endereços que deixaram uma fortuna em bitcoins para trás provocam mais algum impacto no mercado?
Qual o impacto disso no mercado cripto?
A perda de criptoativos pode afetar diretamente o preço do projeto no mercado cripto. Quanto maior a perda, maior será a escassez do ativo digital, caso ele tenha um número limitado de emissão.
Por outro lado, a movimentação de criptomoedas esquecidas pode desvalorizar o preço praticado, já que o mercado considera parte daquele saldo perdido.
O post O que acontece com os bitcoins esquecidos ou perdidos? apareceu primeiro em PanoramaCrypto.