OKX anuncia Malta como hub para USDC/EUR e encerra atividades na Nigéria para cumprir regulação
A plataforma global de criptomoedas OKX anunciou que escolheu Malta como seu hub MiCA na União Europeia. Essa decisão faz parte de uma estratégia para oferecer pares de negociação em euros (EUR) e stablecoins USDC. Além disso, a empresa deseja oferecer serviços como compra, venda, conversão e staking para residentes qualificados na região.
A escolha de Malta pela OKX se deve aos altos padrões regulatórios e à abordagem inovadora do país em relação à blockchain e criptomoedas. Além disso, a infraestrutura existente da OKX na ilha mediterrânea e a sua equipe local foram fatores determinantes.
“Estabelecemos nosso hub MiCA em Malta porque ele nos permitirá fornecer produtos de classe mundial a uma gama diversificada de clientes em toda a Europa”, disse Erald Ghoos, gerente geral designado da OKX Europe.
Ghoos destacou ainda que os novos padrões regulatórios visam proteger os usuários e apoiar o desenvolvimento sustentável da indústria de criptomoedas, permitindo à empresa aprofundar sua contratação e investimento na Europa.
A entidade local da OKX, Okcoin Europe Ltd, possui uma Licença de Provedor de Serviços de Ativos Financeiros Virtuais da Autoridade de Serviços Financeiros de Malta desde 2021.
A empresa adota um modelo regulamentado na Europa, investindo em conformidade, risco e governança corporativa. Um dos grandes objetivos da exchange é se tornar um dos locais de criptomoedas mais acessíveis.
Como a Lei MiCA impactou na escolha de Malta?
O MiCA é uma estrutura regulatória abrangente estabelecida pela União Europeia para criar uniformidade na regulamentação de criptoativos entre seus estados-membros. Aprovado pelo Parlamento Europeu em abril de 2023, suas regras estão sendo implementadas em etapas.
Como parte dessa estrutura, as stablecoins emitidas na região são obrigadas a cumprir requisitos regulatórios mais rigorosos. Algumas disposições estão sendo introduzidas gradualmente, com total conformidade exigida até o final do ano.
Os emissores de stablecoins tiveram que cumprir certos requisitos da MiCA a partir do último dia 30 de junho. A Circle, emissora de USDC, foi a primeira empresa global de stablecoins a se tornar compatível com a MiCA em 1º de julho.
Além disso, Patrick Hansen, diretor de estratégia e política da UE da Circle, e Dante Disparte, diretor de estratégia, afirmaram que esperam que as stablecoins não conformes “desapareçam” do mercado da UE no curto e médio prazo.
Expansão da OKX na Europa vem com fim de operações na Nigéria
Recentemente, a OKX também anunciou que encerrará seus serviços na Nigéria a partir de 30 de agosto, devido a mudanças nas regulamentações locais.
“A OKX está comprometida em aderir às regras e regulamentações aplicáveis de todas as jurisdições nas quais nos esforçamos para oferecer serviços”, disse um porta-voz da OKX.
Os clientes na Nigéria serão impedidos de acessar suas contas a partir da data informada, mas a empresa garantiu que seus fundos permanecem seguros. Em maio, a OKX interrompeu os serviços de retirada para a Naira nigeriana quando o país intensificou o escrutínio regulatório sobre a Binance e outras bolsas centralizadas.
Na época, as autoridades nigerianas entraram com acusações criminais contra a Binance por suposta lavagem de dinheiro e evasão fiscal, mas depois retiraram as acusações fiscais. Tigran Gambaryan, ex-agente do US Internal Revenue Service e chefe de conformidade com crimes financeiros da Binance, e Nadeem Anjarwalla, executivo regional da Binance, foram detidos após sua chegada à Nigéria em fevereiro.
Enquanto Anjarwalla conseguiu escapar da custódia nigeriana, Gambaryan continua detido no país, com a saúde deteriorada devido a uma combinação de malária e pneumonia. Vários legisladores dos EUA pediram uma ação mais forte da Casa Branca para trazer de volta imediatamente o executivo da Binance.
- Leia também: Dados mostram atividade DeFi na Solana em alta