Paxful deixa de oferecer negociação de Ethereum: ‘Integridade acima da receita’, diz CEO
A plataforma de negociação de criptomoedas peer-to-peer (P2P) Paxful anunciou que vai remover as negociações do Ethereum (ETH) a partir da próxima quinta-feira (22). De acordo com o CEO da empresa, Ray Youssef, “a receita é boa, mas a integridade supera tudo”.
Youssef fez o anúncio em sua conta no Twitter nesta quarta-feira (21). No tuíte, ele afirmou que com a remoção do ETH, 11,6 milhões de pessoas estão mais seguras.
We finally kicked #ethereum off our marketplace. 11.6m humans safer. Integrity over revenue Who is next ? pic.twitter.com/JTJXa5RYJ8
— Ray Youssef (@raypaxful) December 21, 2022
“Finalmente nós expulsamos o Ethereum do nosso marketplace, 11,6 milhões de humanos estão mais seguros. Integridade sobre receita, quem é o próximo?”, tuitou ele.
- Leia também: Analista prevê Bitcoin fechando ano em R$ 72 mil
Vínculo a tokens golpistas e mudança para PoS
Entre outras coisas, Youssef explicou que o motivo para remover a segunda maior criptomoeda do mercado da plataforma foi a mudança da rede de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação (PoS).
“A prova de trabalho é a inovação que torna o Bitcoin (BTC) o único dinheiro honesto que existe. Enquanto isso, a prova de participação tornou o ETH essencialmente uma forma digital de moeda fiduciária”, disse ele em nota aos usuários da Paxful.
Além disso, o CEO afirmou que a rede ETH não é descentralizada, mas sim “controlada por um pequeno número de pessoas”. Por isso, é possível que um dia, os usuários “precisem de permissão” para usar a rede.
- Leia também: Nostr: conheça protocolo criado por brasileiro que utiliza o Bitcoin para descentralizar redes sociais
Por fim, ele disse que o ETH até teve alguma utilidade em casos de uso reais, como crédito e empréstimos. No entanto, a rede prospera, segundo ele, por causa da tokenização, que tem a ver com os golpes com tokens:
“Os tokens que o ETH gerou foram golpes que roubaram bilhões de pessoas. Eles roubaram um momento valioso do Bitcoin e nos custaram anos em nossa missão. Resumindo, o nosso setor está em ataque agora, o que significa que a nossa responsabilidade de proteger nossos usuários é maior do que nunca. Não somos perfeitos, mas sempre faremos a coisa certa, mesmo que não seja popular e que nos custe dinheiro.”
Em resposta a perguntas no Twitter, Youssef disse que a Paxful vai seguir oferecendo negociação para as stablecoins Tether (USDT) e USD Coin (USDC).
A Paxful adicionou suporte para ETH em abril de 2021 e, na época, a empresa disse que “o Ethereum oferece aos usuários uma chance diferente de reivindicar sua participação no mundo cripto”.
- Leia também: Bitcoin estável e tokens de jogos com lucros de mais de 2%. Como negocia o mercado de criptomoedas hoje?